Dois Dribles

Blog

Dois Dribles

Sobre NBA e afins

O que resta ao Spurs é esclarecer o mal entendido com Kawhi Leonard

(Jason Getz-USA TODAY Sports)

Não importa que o San Antonio Spurs ainda precise entrar por mais alguns minutos em quadra para oficializar sua eliminação para o Golden State Warriors. O que importa de agora em diante para a franquia é outra coisa: se resolver, de uma vez por todas, com Kawhi Leonard, sua principal estrela.

O ano do Spurs dentro de quadra acabou. Na verdade, nem chegou a começar direito. A equipe passou a temporada toda em compasso de espera por um cenário mais claro em relação à Kawhi Leonard, que nunca aconteceu. Desde a pré-temporada, no início de outubro, até agora, pouco se sabe sobre o real estado físico do jogador. No começo, até parecia que era o San Antonio Spurs que estava escondendo o jogo – certa vez o jogador apareceu com dificuldades para subir uma escada e surgiu a discussão se ele estava tão mal mesmo ou se era uma tática de Gregg Popovich, à lá Felipão, para despistar que o atleta estava voltando em breve -, mas as idas e vindas, as contradições e o ano todo jogado no lixo provam que a franquia estava quase tão alienada em relação à saúde de Leonard quanto todos os torcedores.

O que se fala é que o jogador foi liberado pelos médicos do time para jogar sem estar realmente apto e que ele, depois de ouvir uma segunda opinião médica fora do clube, decidiu prolongar o processo de recuperação contra a vontade do corpo técnico do Spurs. Entre negativas e boatos de que Leonard teria levado uma prensa do elenco ou que estaria afim de um mercado maior, o que se tem de concreto é que nem mesmo Popovich faz muita questão de ser político quanto a sua relação com o jogador. Perguntado sobre o status da lesão do jogador, Pop só disse que esse questionamento tinha que ser feito ao staff do jogador.

+ Finalmente Jrue Holiday mostrou porque é o atleta mais bem pago do Pelicans

+ Por que Westbrook não está nas conversas para ser MVP deste ano?

Se o problema é muito maior do que isso ou se é só um mal entendido, não importa. O fato é que o San Antonio Spurs precisa se acertar e entender o que Kawhi quer. Mesmo que não seja só mágoa ou ressentimento, que esteja forçando a barra para melar a relação de vez e ser trocado, acho que a direção e o comando técnico da franquia tem que se esforçar para tentar mantê-lo no time. Acho que isso deve ser feito, mesmo que o time precise reconhecer publicamente que errou, mesmo que isso signifique alguma forma de humilhação pública, reconhecimento de fracasso ou sei lá. Kawhi não é um jogador comum. Ele merece este esforço.

É preciso entender o lado do jogador. Quantos caras já não se doaram pelos seus times, estraçalharam seus corpos e um bocado de temporadas mais tarde mal conseguiam entrar em quadra? Não sei se o problema de Kawhi é de fato este, mas o retrospecto destas situações não é das melhores.

É bom lembrar que Kawhi foi o melhor defensor da liga inteira nas últimas temporadas em que jogou de cabo a rabo. Sempre esteve nas discussões para MVP. É um dos mais novos dos jogadores que já dominam a liga. Mais simbólico do que qualquer coisa, seu time estava muito à frente do Golden State Warriors no primeiro jogo da final de conferência entre as duas equipes. Mantê-lo é a maior garantia de que a cultura vencedora da franquia será perpetuada por mais algum tempo. E para isso, é preciso se entender com o jogador o mais rápido possível.

Pelo histórico da franquia, pela habilidade reconhecida de Gregg Popovich em lidar com seus jogadores e pela personalidade que Kawhi aparenta ter, eu confio que, mesmo que as rusgas sejam grandes, as coisas podem se acertar. Na última offseason Lamarcus Aldridge, outra estrela do time, de menor grandeza, esteve prestes a ser defenestrado pela franquia, mas uma conversa entre o jogador e o técnico fizeram com que as coisas se acertassem para a temporada que se passou. Lamarcus falou o que o frustrava no esquema do time, Popovich abriu mão de algumas convicções para acalmar o jogador e o resultado disso foi um ano em que Aldridge recuperou sua melhor forma e emplacou números dos tempos de Portland Trail Blazers.

Vale a pena fazer de tudo para segurar Kawhi.

Comentários