Dois Dribles

Blog

Dois Dribles

Sobre NBA e afins

Ontem foi a vez de Kevin Durant carregar um time inteiro nas costas

(Ken Blaze, USA Today Sports/Reuters)

Na saga entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors, a história tem sido praticamente a mesma jogo após jogo: um homem só tentando carregar um time inteiro nas costas. No jogo 3, o enredo mais ou menos esse mesmo, só que com um novo personagem e um desfecho diferente. Ao invés de Lebron James lutar um jogo inteiro sozinho, levar o jogo até o final e perder para o amontoado de talento do Warriors, foi Kevin Durant que carregou a equipe californiana, sem ajuda, fora de casa, para dar a vitória ao atual campeão.

Foi uma performance fabulosa. Anotou bizarros 43 pontos em 23 arremessos de quadra. Da linha de três pontos, acertou 6 de 9 tentativas. Além dos números, meteu uma bola de fora a um minuto do fim para acabar com qualquer esperança do Cleveland de vencer a partida – um chute parecido com o que fez na série final do ano passado, na mesma altura da disputa, e que rendeu a ele o título de MVP das finais.

O desempenho fica ainda mais espetacular se comparado com o desempenho medonho de seus principais colegas no jogo de ontem. Stephen Curry, que vinha dominando a série, fechou a noite com discretíssimos 11 pontos e um aproveitamento apático da linha dos três (1 acerto em 10 chutes). Klay Thompson, já tradicionalmente mais tímido mesmo, fechou a partida só com 10 pontos.

Via de regra nos playoffs, o trio é responsável por 67% dos pontos da equipe toda – e Durant, individualmente, anota 26% dos pontos. No último jogo, o trivote (sic) fez 58% dos pontos, mas KD foi responsável por 40% de toda a pontuação do Warriors.

É por isso que, mesmo com um susto ou outro, é quase impossível alguém vencer o Golden State neste formato atual. Mesmo que a equipe inteira tenha um apagão, alguém vai chamar a responsabilidade e carregar o time sozinho. Durant, mais do que ninguém no time, é o cara que pode fazer isso com mais frequência e qualidade.

+ Trocar todas as marcações não tem funcionado para o Cleveland Cavaliers

+ Não dá pra vencer o Warriors quando Curry e Durant jogam tão bem

Com 3 a 0 e a sensação de que o título não é mais só uma hipótese, mas só uma questão de tempo, a performance de ontem coloca o ala na briga pelo troféu de MVP das finais novamente – que antes parecia estar encaminhado para Curry. Não que o elenco do Warriors seja disso, mas o desempenho dos dois na(s) partida(s) restantes é que vai ditar se o Golden State vai ser a segunda dinastia a emplacar três MVP das finais diferentes (a outra foi o Los Angeles Lakers dos anos 80, com Kareem Abdul Jabbar, Magic Johnson e James Worthy) ou se Kevin Durant vai se unir ao seleto grupo de atletas que conseguiram o prêmio múltiplas vezes.

Depois da partida de ontem, acho que a segunda hipótese é a mais plausível.

Comentários