P1 nas pistas

Blog

P1 nas pistas

Automobilismo para entusiastas

Fim de semana recheado: GP de Mônaco e 500 Milhas de Indianápolis

Prepare a pipoca, ou o churrasco, pois o final de semana que se aproxima vai ser um prato cheio para os amantes da velocidade. Teremos, neste domingo (27) duas das maiores provas do automobilismo mundial: o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

Vamos falar delas, em tópicos:

– O GP de Mônaco de 2018 marca 25 anos da última vitória de Ayrton Senna no Principado. Foi sua sexta conquista nas ruas monegascas, superando o recorde de Graham Hill, de cinco vitórias. Na ocasião, Damon Hill, segundo colocado na prova e filho de Graham, felicitou Senna e disse ser uma honra ter o recorde do pai superado por alguém como Senna.

– A primeira vitória de Senna em Mônaco veio em 1997, com a Lotus-Honda (aquela amarela, lembra?).

– Em 1988, cravou a pole position com 1,4 segundo de margem sobre o rival e companheiro de equipe Alain Prost. Na corrida, já tinha 54 segundos de vantagem sobre o francês quando bateu, sozinho, na curva Portier, a que antecede o túnel. De tão bravo que ficou com o erro, Ayrton saiu do carro e foi direto para casa, que ficava a poucos metros dali.

– De 1989 em diante, um domínio acachapante no Principado: vitórias em 1989, 90, 91, 92 e 93.

– A de 1992 foi bastante improvável: o McLaren-Honda de Senna não era, nem de longe, o melhor carro da F1, enquanto a Williams-Renault de Nigel Mansell literalmente voava. O brasileiro aproveitou-se de um furo no pneu do carro do inglês e assumiu a liderança. Mansell voltou “abotoado” no câmbio do carro de Senna. Tentou de todas as maneiras passar, mas não conseguiu. Foi a vitória mais improvável do tricampeão no circuito.

– O recorde de Ayrton em Mônaco dificilmente será batido em pouco tempo. Dos pilotos em atividade, os que têm mais vitórias no Principado são Fernando Alonso (2006-2007), Lewis Hamilton (2008-2016) e Sebastian Vettel (2011-2017). Cada um com duas vitórias. Dos pilotos em atividade, ainda resta Kimi Räikkonen, que venceu com a McLaren em 2005. Aposentado desde o final de 2016, Nico Rosberg tem três vitórias seguidas na pista.

– Da mesma maneira que lá se vão 25 anos da última vitória de Senna em Mônaco, vão-se também 25 anos da segunda e última vitória de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis.

– Emerson foi o primeiro brasileiro a vencer em Indianápolis (1989-1993). Depois dele vieram Helio Castroneves (3 vitórias), Gil de Ferran e Tony Kanaan.

– Em 2018, três brasileiros estarão no oval mais famoso do mundo: Castroneves, Kanaan e o gaúcho Matheus Leist.

Comentários