Estudo com mais de 1 milhão de simulações aponta Brasil como favorito na Copa

'Neste ano, a seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo', afirma Moacyr Alvim, professor da FGV

Relacionadas

Às vésperas da Copa do Mundo, os palpites sobre as seleções favoritas para conquistar o Mundial tomam conta dos assuntos entre os torcedores. Desta vez, um estudo com mais de 1 milhão de simulações apontou o Brasil no topo.

+ Inspiradíssimo, Griezmann é eleito o melhor jogador da final da Liga Europa

+ Conheça os 10 melhores jogadores das principais ligas da Europa

+ AFA alega 'erro de impressão' em manual para conquistar russas na Copa

Desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), o estudo observou os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à FIFA nos últimos quatro anos. 

"Neste ano, a seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo de 2018. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e os a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado", explica o professor Moacyr Alvim, que coordenou o estudo com ao lado de Paulo Cezar Carvalho.

Apesar da vantagem, o estudo aponta que os números da seleção brasileira poderiam ser melhores, mas a fase de derrotas no comando do ex-técnico Dunga fez as probabilidades diminuírem. "Vale ressaltar que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganharmos o torneio", lembra Moacyr.

"É muito mais provável que o Brasil vença o seu primeiro jogo contra Suíça, mas pode ocorrer, com probabilidade baixa, a vitória da equipe europeia. Não é possível inserir na modelagem o imponderável e as surpresas do futebol", completa o professor.

Entre os prováveis resultados da primeira fase, o estudo aponta que a seleção brasileira deve sair invicta e sem levar gols. De acordo com as previsões, os prováveis resultados são: primeiro jogo vitória por 1 a 0 sobre a Suíça e, em seguida, 2 a 0 na partida com a Costa Rica e o mesmo placar contra a Sérvia.

MAIS SOBRE:

Futebol Copa do Mundo Rússia 2018 [futebol] seleção brasileira masculina de futebol
Comentários