Dois Dribles

Blog

Dois Dribles

Sobre NBA e afins

Lebron e Cavs que me perdoem, mas JR Smith não merecia ser o herói do jogo

(Reprodução)

Imagine um jogo assim. Mesmo abissalmente favorito, o Golden State Warriors passa o jogo inteiro correndo atrás do Cleveland Cavaliers no placar. O time entra no famoso terceiro quarto, consegue desfazer a vantagem, mas minutos mais tarde, no último período vê o rival reagir e ter a chance de virar a partida em dois lances livres cobrados a 4 segundos do final. George Hill, um chutador honestamente bom dali, mas não extraordinário, faz valer sua moral de apenas um jogador normal que não vem numa grande fase, acerta o primeiro, empatando a partida, e erra o segundo. Milagrosamente, JR Smith, que vinha tendo um jogo tão ruim quanto suas últimas apresentações médias nos playoffs, pega o rebote de ataque, acerta um arremesso no estouro do cronômetro para fazer o impossível e é o grande herói da vitória absolutamente surpreendente do Cavs para abrir 1 a 0 na série na casa do adversário.

Na realidade, foi quase assim. A história foi essa mesma, sim, até JR pegar o rebote de ataque. No entanto, ao invés de partir para o arremesso, o jogador saiu correndo para o meio da quadra, como quem estiva em vantagem no placar apenas esperando para sofrer uma nova falta ou para o cronômetro correr o mais rápido possível. No final das contas o jogo empatou com um Lebron James absolutamente enfurecido com a total falta de atenção de Smith e com um resto de time completamente abalado pela oportunidade perdida, a ponto de tomar um vareio digno da diferença de qualidade entre as duas equipes na prorrogação, 17 a 7.

Smith poderia até errar o arremesso, que seria algo do jogo – assim como foi o erro de Hill da linha do lance livre – e levar o jogo para a prorrogação da mesma forma que aconteceu, mas é absolutamente imperdoável fazer um treco desses.

No entanto, vendo o desfecho das coisas, a total displicência e falta de foco de JR Smith, eu me pergunto se seria justo que uma mula dessas fosse o herói de uma vitória épica como seria a de ontem.

Eu sei que não dá pra entrar nessa de que tal time merece isso ou aquilo e que a justiça definitiva do esporte é o resultado das partidas. Sei também que o Cleveland fez um jogo muito bom e muito acima das expectativas e que ‘mereceria’ sair com a vitória tanto quanto o Golden State ‘mereceu’ (a análise mais objetiva do jogo vem amanhã no blog). Que seria justo com a partida que Lebron James teve que ele se saísse vitorioso. Mas já que não aconteceu, eu estou convencido que também não seria ‘certo’ que o chute final de uma vitória tão importante saísse das mãos de um cara capaz de fazer uma burrada tão sem precedentes (esse tipo de coisa já aconteceu, mas não em uma partida tão importante).

E não só por isso. JR não vem jogando nada, há um bom tempo mais ajuda do que atrapalha, tem sido um estorvo nas últimas partidas e, ontem, foi o jogador com pior impacto no placar – enquanto esteve em quadra, o Cavs teve uma diferença negativa de 22 pontos perante o GSW.

Não me levem muito a sério nisso, mas talvez tenha sido um recado dos deus do basquete que a bola mais importante do ano do Cavaliers até aqui tenha caído nas mãos do seu jogador mais irresponsável. E que ele tenha tomado a pior atitude possível. Não seria mesmo justo que JR Smith saísse por cima de um jogo como o de ontem.

Comentários