Dois Dribles

Blog

Dois Dribles

Sobre NBA e afins

O que os times da NBA esperam da noite do draft?

(AP)

Acontece o draft de calouros da NBA na noite desta quinta-feira. Na prática, o evento é o que divide a temporada que se encerrou da que está por vir. Mais do que isso, ele simboliza a esperança que todos os times têm de um futuro melhor, seja com uma escolha precisa, seja com uma troca bem feita.

Não sou chegado em análises sobre o potencial dos calouros, suas qualidades e fraquezas. Pra mim, um calouro só é bom depois que entra em quadra e joga bem. Até lá, são simples apostas. Mas dá para dizer o que cada time espera fazer na noite – quais suas necessidades e possibilidades. Aqui vai, por ordem das escolhas do draft:

Phoenix Suns

A equipe do Arizona vem de alguns anos se reformulando e, agora, com a primeira vez que conseguiu a melhor escolha do draft, tem chance de iniciar a curva ascendente do processo de reconstrução. O elenco já tem uma grande estrela em potencial no seu ala-armador Devin Booker. O objetivo neste draft é arregimentar um novo jogador do mesmo quilate. Independente das necessidades do elenco, o time tem que ir no que tiver de melhor à disposição (que deve ser o pivô DeAndre Ayton ou o armador Luka Doncic).

O time tem a 16ª escolha, que pode ser usada para escolher um jogador complementar, possivelmente um armador, para completar a rotação ou ser negociada ao longo da noite.

Sacramento Kings

A pegada deveria ser a mesma do Phoenix Suns: pegar o melhor talento disponível. A questão aqui é que bem conveniente se esse jogador fosse uma potência do garrafão. Em tese, o time já se armou bem nas posições de perímetro com D’Aaron Fox como point guard draftado no ano passado e Bogdan Bogdanovic e Buddy Hield na posição número dois. Acontece que todos os indícios apontam para que a franquia entre no dilema de pegar Doncic (a ‘sobra’ mais provável para a segunda pick) ou Marvin Bagley III, um pivô que parece bastante promissor, mas que está um nível abaixo de Ayton, o sonho de consumo da equipe de Sacramento mas que muito provavelmente não estará mais à disposição quando chegar a vez do Kings escolher.

Atlanta Hawks

É a equipe mais desprovida de talento no momento, então o que sobrar de bom aqui vai ser pego independente da posição. O time precisa de tudo e deve começar sua reconstrução a partir deste jogador. Tenho pena de quem cair aqui, já que terá que lidar com a responsabilidade de reerguer um time e deve amargar uns bons anos no fundo da tabela do campeonato.

Memphis Grizzlies

O time do Tennessee vive uma situação única. É o único entre os sete primeiros do draft que tem alguma pressão para dar resultados imediatamente sob o risco de desperdiçar as temporadas restantes de contrato da dupla mais emblemática da história da franquia, Mike Conley e Marc Gasol. Até por isso, a franquia está tentando desesperadamente uma troca em que oferece a quarta escolha na seleção de calouros deste ano junto com o medonho contrato de Chandler Parsons. Se vier alguma coisa boa em troca, ótimo. Se não, pelo menos limpa 1/4 da folha salarial e abre espaço para assinar com alguém bastante útil. Se Luka Doncic sobrar, pode ser que o time opte por mantê-lo.

Dallas Mavericks

A equipe de Mark Cuban está no meio do caminho de uma reconstrução sem ter efetivamente reunido os elementos necessários para iniciar uma. Explico. O time tem bons jogadores médios, tem um elenco com alguma qualidade em todas as posições, mas falta aquele jogador que será a cara da franquia para os próximos anos. Acho que Dennis Smith Jr é um nome legal para ser o escudeiro dessa futura estrela que ainda não existe. Ao mesmo tempo, não sei se o time consegue alguém com esse cacife com a quinta escolha do draft. Ao que parece, o time tentará, pela enésima vez, contratar um pivô de elite sem contrato (tipo DeAndre Jordan e Demarcus Cousins), então seria natural que o calouro-alvo fosse um ala.

Orlando Magic

Faz mil anos que Orlando está no seu processo de reformulação do elenco e todo ano é a mesma coisa, parece que o time não acumulou nada de útil. Aaron Gordon, se ficar, e Jonathan Isaac são bons nomes, mas mesmo com a sexta escolha, o time está em uma condição que tem que ir no que sobrar de melhor. Levando em conta o talento à disposição no draft, são consideravelmente altas as chances do time ir em um pivô.

Chicago Bulls

O bom rendimento de Lauri Markkanen, a recuperação de Kris Dunn com a nova camisa e a aposta em Zach Lavine dão pinta que o Bulls vai atrás de um protetor de aro ou de um ala que jogue bem dos dois lados da quadra. Com um elenco muito jovem e sem grandes chances de dar resultado logo de cara, a franquia pode se dar ao luxo de pegar alguém que esteja bastante cru mas que o time tenha convicção de que vai se desenvolver em um bom talento no futuro.

Cleveland Cavaliers

A princípio o Cleveland tem a oitava escolha na ordem de seleção dos calouros. Mas na ânsia de sinalizar para Lebron James que pode reestruturar uma formação que o ajude a brigar por um título na próxima temporada, a franquia deve fazer de tudo para trocar a pick por algum jogador muito bom que esteja com baixo valor de mercado. O sonho é Kawhi Leonard, mas acho quase impossível que uma escolha que não é lá essas coisas consiga virar um dos melhores jogadores da liga na atualidade. Por outro lado, se a equipe já tiver a certeza de que Lebron não fica, pode tentar transformar esta escolha em uma pick melhor para partir de vez para a reconstrução total.

New York Knicks

Apesar de já ter reunido alguns nomes legais nos drafts recentes, o Knicks tem boas chances de ter uma temporada perdida. Kristaps Porzingis está machucado e deve perder alguns meses se recuperando. Frank Ntilikina ainda está muito cru. O alvo, então, deve ser um ala e que já será jogado na fogueira logo de cara, mesmo que sem grandes responsabilidades imediatas.

Philadelphia 76ers

Pela primeira vez em muito tempo o Philadelphia chega a um draft sem estar naquela fissura para escolher o próximo salvador da pátria. O núcleo já está formado e, hoje, a franquia está mais de olho no mercado de free agents e nas potenciais trocas do que no calouro que vão buscar neste draft. Um ala-armador no estilo de JJ Redick ou um ala nos moldes de Robert Covington seriam os melhores encaixes. Uma troca da décima escolha também não pode ser descartada. Além disso, o time tem outras CINCO picks no draft depois da vigésima posição. Ou o time vai ao mercado praticamente doar todas estas escolhas ou vai escolher uma porrada de estrangeiros que estejam comprometidos com suas equipes europeias e só possam ir para a NBA daqui alguns anos.

Charlotte Hornets

O time de Michael Jordan já inaugurou a offseason ao trocar Dwight Howard por Timofey Mozgov no início da semana. A ideia aqui foi pegar um contrato mais curto para limpar a folha salarial mais cedo. Esta décima primeira escolha deve ser usada para a mesma finalidade. Se algum time estiver disposto a pegar a pick e absorver algum dos péssimos contratos da franquia, leva.

Los Angeles Clippers

O time menos popular de Los Angeles disputa com seu primo rico o interesse de Kawhi Leonard, que teoricamente estaria disposto a assinar com uma das duas equipes na offseason de 2019 e seriam os alvos preferidos do jogador para uma troca já neste ano. O Clippers sonha em usar as duas escolhas seguidas que tem no meio do primeiro round para engrossar seu pack de oferta ao San Antonio. Duvido que será suficiente.

Denver Nuggets 

Denver já está bem montado e, depois de dois anos batendo na trave dos playoffs, deve fazer ajustes pontuais para atacar suas fragilidades. Seria uma boa pescar um pivô especialista de defesa para amenizar as deficiências de Nikola Jokic ou um armador reserva para Jamal Murray.

Washington Wizards

São poucas as chances do Washington Wizards conseguir melhorar consideravelmente. O time não consegue extrair tudo que imaginava que conseguiria da trinca John Wall, Bradley Beal e Otto Porter Jr e está com a folha salarial bastante engessada para a temporada. Uma boa pedida seria pegar um pivô com sangue fresco para revezar tempo de quadra com o que já existe de meia boca por lá.

Milwaukee Bucks

A prioridade do Bucks não está aqui. O objetivo é renovar com Jabari Parker ou desencanar do jogador e buscar alguém à altura no mercado. Um ala-armador chutador para a reserva teria espaço no time.

San Antonio Spurs

Não é comum vermos o San Antonio nessa altura do draft. A décima oitava escolha não é um primor, mas levando em conta o histórico da franquia é de se esperar que o time tenha um bom alvo por aqui – todo ano escolhe alguém bem útil no final do primeiro round, deve fazer melhor com uma pick na metade da rodada. Pode ser que a escolha seja usada pra jogo dependendo do que o time sentiu da conversa de Gregg Popovich com Kawhi Leonard.

Outros times

Daqui em diante fica difícil prever o que cada time vai buscar no draft. Por mais que vários excelentes talentos tenham sido garimpados da vigésima escolha em diante, a grande maioria dos jogadores relevantes saem bem antes disso. Los Angeles Lakers, Boston Celtics e Toronto Raptors chegam bem cotados para agitarem o mercado ao longo da noite. Os alvos, no entanto, não devem ser escolhas de draft, mas jogadores dos outros times. É bom ficar preparado para mudanças significativas nestas equipes.

Comentários