Dois Dribles

Blog

Dois Dribles

Sobre NBA e afins

Período de transferências começa morno à espera de Lebron James

(David Richards/USA Today)

À meia noite deste domingo nos EUA a NBA abriu oficialmente seu calendário da temporada 2018/2019. A virada de mês marca o início da chamada ‘Free Agency’, época em que os vínculos que estavam prestes a terminar finalmente expiram e os jogadores sem contrato podem negociar com os times. Como na prática atletas e dirigentes já vinham se falando, o berro do cuco no relógio na verdade é o momento em que vários jogadores anunciam o que ficou acertado para os próximos anos.

Ainda de madrugada, alguns negócios interessantes foram confirmados, mas com poucas mudanças de camisas: Paul George deu um olé no Los Angeles Lakers e renovou por quatro anos com o Oklahoma City Thunder, Chris Paul justificou o novo acordo coletivo da liga e assinou por também mais quatro anos com o Houston Rockets, Kevin Durant ficará mais duas temporadas pelo menos no Golden State Warriors e Nikola Jokic acertou que também fica onde está pelos próximos cinco anos (as duas primeiras ganharão posts próprios nos próximos dias, aguardem).

Que são dignas de nota, só duas transferências efetivamente realizadas: a ida de Deandre Jordan para o Dallas Mavericks com alguns anos de atraso e a saída de Trevor Ariza do Houston Rockets para o Phoenix Suns.

Apesar de um volume considerável de negócios confirmados, as duas movimentações mais aguardadas da offseason ainda estão suspensas e em suspense. Lebron James não interrompeu suas férias para dizer se já tem uma decisão ou não e o San Antonio Spurs ainda não bateu o martelo sobre uma troca de Kawhi Leonard. As duas ‘não-negociações’ travam parte do mercado. Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers, por exemplo, dois times que pareciam que protagonizariam o momento de trocas e assinaturas, não se mexeram ainda.

A assinatura de Lebron com o Cleveland Cavaliers ou com um novo time, principalmente, deve desencadear o restante das ‘moves’ mais significativas que estão por vir. Isso tem grandes chances de definir qual o destino de Demarcus Cousins, Isaiah Thomas, Julius Randle, Aaron Gordon, Clint Capela, Jabari Parker, entre outros.

Uma potencial troca de Kawhi também pode movimentar bastante os times que estão com suas folhas salariais comprometidas, sem espaço para assinar novos contratos.

Em resumo, tudo ainda está para jogo, muita coisa já foi jogada, mas a nata da offseason ainda está por vir. Até lá, só cabe a nós aguardar.

Comentários