P1 nas pistas

Blog

P1 nas pistas

Automobilismo para entusiastas

Alonso conclui o segundo passo rumo à tríplice coroa. E pode ser seu adeus à F1

Fernando deu o segundo passo em direção à conquista da tríplice coroa do automobilismo ao vencer, no último domingo, as 24 Horas de Le Mans. Correndo junto de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi, o espanhol levou a Toyota a seu primeiro triunfo em Sarthe depois de um stint noturno insano para descontar a desvantagem contra o carro dos companheiros de equipe Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez.

A chamada tríplice coroa do automobilismo é formada pelo GP de Mônaco de F1, pelas 500 Milhas de Indianápolis, na Indy, e as 24 Horas de Le Mans. Somente um piloto na história venceu as três provas: Graham Hill. Outros chegaram  perto vencendo duas, como Tazio Nuvolari, Jim Clark, Bruce McLaren, Jochen Rindt, Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya – este último que esteve em Le Mans competindo na classe LPM2.

Fernando Alonso mostra-se o piloto mais completo de seu tempo, adaptando-se muito rapidamente a carros muito diferentes. Sua preparação com a Toyota foi intensa e já rendeu frutos em sua primeira participação nas mais famosas 24 horas. O próximo passo? Voltar a Indianápolis, onde brilhou no ano passado até ser traído pelo motor Honda de seu Andretti.

Já que voltar a vencer na F1 está praticamente fora de cogitação, este passa a ser o foco de Fernandito das Astúrias: vencer as 500 Milhas de Indianápolis e ser o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa.

E o espanhol tem dado alguns indícios de que pode deixar a F1 ao final do ano. Nem mesmo com a troca dos motores Honda pelos da Renault, não houve o salto de desempenho esperado pelos lados da McLaren. Alonso tem dado claros sinais de que está farto e que quer continuar competitivo. A própria McLaren tem demonstrado interesse, publicamente, em entrar como equipe na Indy.

Parece mesmo que a era de Fernando Alonso está muito próxima do fim.

Comentários