P1 nas pistas

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Automobilismo para entusiastas

Confira algumas trapalhadas dos carros que eram para ser de segurança

Não teve quem não se divertiu com o principal acidente da corrida de Detroit da Indy no último domingo. E não foi nem uma panca de um dos competidores. Foi o carro de segurança. Isso mesmo, do safety car – que nos Estados Unidos é chamado de Pace Car.

O belíssimo Corvette pilotado por Mark Reuss, executivo da GM, perdeu o controle na saída de uma curva e BANG!, acertou o muro de frente. Isso nas voltas de aquecimento antes da largada, que acabou atrasada em 20 minutos. O motorista do carro pode ter se assustado ao ver o Indy de dois lugares mais lento à frente, e isso o fez perder o controle de uma joia que no Brasil custa quase 500 mil reais.

Depois, com um Corvette reserva e desta vez um PILOTO ao volante (o espanhol Oriol Serviá), a prova foi devidamente iniciada.

Confira o lance:

Não é a primeira – e também nem será a última – batida de um carro de segurança em provas do automobilismo mundial. Até a Fórmula 1 teve seus momentos: dois deles, com um brasileiro ao volante.

Alex Dias Ribeiro, que correu na F1 na década de 1970, era o piloto oficial do Medical Car no final dos anos 1990 e início dos 2000. Em um GP de Mônaco, em 2000, ele vistoriava a pista com o delegado médico da FIA, Sid Watkins, durante um horário sem atividade de pista e bateu na curva anterior ao S da piscina.

Seu episódio mais famoso, no entanto, aconteceu em Interlagos, 2002. Ainda acontecia o warm-up antes da corrida, no domingo de manhã. Enrique Bernoldi bateu com a Arrows no S do Senna e logo o carro médico chegou ao local. Quando Alex abriu a porta do carro, que estava bem próximo à proteção interna da curva, a Sauber de Nick Heidfeld não teve por onde desviar e quase arrancou a porta do Mercedes – isso segundos antes de Alex descer do veículo.

Outro episódio bastante controverso aconteceu no circuito de rua de Pau, na França, durante a etapa de 2009 do antigo WTCC. Algumas batidas na primeira volta forçaram a entrada do Safety Car na pista. O veículo, no entanto, não poderia ter entrado em pior hora: saiu dos boxes enquanto os líderes passavam a cerca de 180 km/h. Aconteceu isso:

Quer se divertir com mais batidas de carros (que eram para ser) de segurança? Confira no vídeo abaixo:

 

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