Vitória brasileira em Sebring, pódio e multa por causa de uma… cueca!

Cleber Bernuci

Foi um final de semana para fanático nenhum por corridas botar defeito. MotoGP, Nascar, 12 Horas de Sebring, Fórmula E… Um belo aperitivo para o que se avizinha no próximo domingo com a abertura da temporada da Fórmula 1. Três brasileiros com destaque: Pipo Derani, vencedor das 12 Horas de Sebring (pela segunda vez); Felipe Nasr, terceiro colocado na mesma prova e agora líder do campeonato; e Lucas di Grassi com o retorno ao pódio e uma multa esquisitíssima.

Pipo, de 24 anos, conquistou a segunda vitória de sua carreira em Sebring, no estado da Flórida. Ele também havia vencido em 2016 pela mesma equipe. Agora conduzindo o Ligier-Nissan Dpi com Nicolas Lapierre e Johannes Van Overbeek, o brasileiro levou a melhor na segunda prova da temporada do IMSA Sportscar Championship.

Pipo, de nome Luis Felipe, vem de carreira nos monopostos. Correu na Fórmula Renault Europeia, disputou – e venceu provas – na Fórmula 3 Britânica e disputou o Mazda Cooper Series nos Estados Unidos. Quando viu que a vida nos fórmulas não seria longa, partiu imediatamente para o mundo do endurance. Fez provas no Europeu e logo estava no WEC na classe LMP2. Ano passado, disputou o campeonato como piloto oficial da Ford nos GTs.

Agora focado somente no IMSA – mas também negociando no WEC – Pipo tem mostrado há anos porque é um dos melhores pilotos brasileiros no automobilismo internacional. Correndo fora do Brasil desde os 17 anos, Derani vem ganhando cada vez mais espaço e respeito nas melhores categorias do planeta.

Felipe Nasr, também com bom desempenho da Action Express, lutou pela vitória até o final, mas teve de se contentar com a terceira posição. Entretanto, o brasiliense desfruta agora da liderança do campeonato.

Na Fórmula E, a categoria dos carros elétricos correu em Punta del Este no último sábado, em etapa que deveria ter sido a de São Paulo. Com a saída do calendário, os uruguaios receberam a prova de volta após o hiato de um ano. Pista suja e de difícil ultrapassagem. Por incrível que pareça, esta foi a receita para um bom espetáculo de automobilismo.

Largando em segundo depois de ter sido tirado da pole em decisão controversa dos comissários – por ter tocado um pilar móvel de demarcação dos limites da pista -, Lucas di Grassi andou o tempo todo abotoado à traseira do francês Jean-Eric Vergne, sem sucesso nas tentativas de ultrapassagem. Vergne venceu e estendeu sua liderança no campeonato; para Lucas, um alento: seu primeiro pódio na temporada e pontos importantes para quem não tinha nenhum ponto até a quinta rodada do campeonato. São agora 21 pódios para Lucas na Fórmula E – o brasileiro é o recordista nesta estatística.

O que ninguém esperava, muito menos Lucas, era ser multado pela FIA em 10 mil euros. O motivo, dos mais inusitados: sua cueca estava fora dos padrões estabelecidos pelo código internacional do esporte. Segundo os comissários, a peça era mais curta do que o exigido, apesar de também ser à prova de fogo. Lucas se justificou dizendo que, por causa do calor que fazia em Punta, havia usado todas as outras.

Cueca cara…