O CR-V ainda tem pinta de carrão caro e esbanja espaço interno e versatilidade. As primeiras safras da terceira geração do SUV já estão com um precinho mais camarada e são boas pedidas. A manutenção não é das mais complexas e dificilmente ele vai te deixar na mão. Foto: Honda/Divulgação
O Focus tem dirigibilidade primorosa, motor 2.0 forte e boa oferta de equipamentos. Prefira as unidades com câmbio automático se não quiser ter que se virar com a embreagem dura dos 2.0 manuais. O consumo também é um tanto alto, mas a dinâmica boa compensa. Foto: Sergio Castro/Estadão
O Bravo é um ótimo hatch médio que acaba esquecido na hora de procurar um usado. O 1.8 é valente e o modelo tem uma das melhores posições de dirigir já conseguidas num modelo do tipo. Visual e acabamento interno são pontos fortes. Foto: Sergio Castro/Divulgação
Os últimos Corollas da famosa geração "Brad Pitt" estão começando a ter preços mais palpáveis. A linha 2008 foi a última antes do facelift e ganhou motor flex. Foto: Toyota/Divulgação
O Punto compartilha qualidades com o irmão maior, o Bravo. Posição de dirigir na medida, motor que rende bem em rotações mais altas e bom comportamento nas curvas. Fuja dos automatizados e dos 1.4, mais lentos, e seja feliz. Foto: Sergio Castro/Estadão
Curiosamente, um Camry 2008 custa quase o mesmo do que um Corolla do mesmo ano. O sedã maior tem um belo V6 de 3,5 litros e esbanja sofisticação. Só cuidado com a manutenção, principalmente com peças de acabamento e carroceria, que podem ser caras e raras. Foto: Toyota/Divulgação
O Santa Fe é outro SUV para quem precisa de espaço e desempenho gastando pouco (ao menos na compra...). O V6 de 2,7 litros é valente e o modelo ainda chama atenção por aí. Foto: Hyundai/Divulgação
Para quem não tiver medo de um Volkswagen importado, a Jetta Variant tem muito espaço interno, ótimo acabamento e um ronco instigante do cinco cilindros de 2,5 litros. Foto: Sergio Castro/Divulgação
O Sonic é outro que foi esquecido pelo público ainda quando novo e continua fora dos holofotes entre os usados. O hatch tem boas qualidades, embora o 1.6 de 120 cv seja um pouco sem graça. O visual é o maior destaque do hatch. Foto: Sergio Castro/Estadão
O i30 de primeira geração tem um valente 2.0 de 145 cv sob o capô, câmbio manual de cinco marchas justinhas e bom comportamento dinâmico. O câmbio automático tem só quatro marchas, mas se vira bem no transito urbano. O senão é o consumo elevado e as rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo, que sofrem em piso ruim. Foto: Hyundai/Divulgação