Carros racionais costumam despertar o interesse do consumidor no Brasil. Eles cativam pelo bom valor de revenda, espaço interno, preço abaixo do da concorrência, fama de quebrar pouco e ter peças em conta ou mesmo pelo tempo de mercado. Nunca (ou raramente), porém, se destacam por aspectos emocionais, como excelentes motores, design arrebatador ou dirigibilidade instigante. Não são carros que fazem o coração disparar. Foto: Gabriela Biló/Estadão
O Cobalt até teve uma melhoria no visual, mas continua com acabamento abaixo da média do segmento. Ele faz sucesso pelo amplo espaço interno. Entre os rivais, o Honda City é, certamente, uma opção mais emocional, ao menos em dirigibilidade. Foto: Gabriela Biló/Estadão
A líder das picapinhas tem motores que deixam a desejar e dirigibilidade pior até que a da Montana. Ainda assim, nada de braçada no segmento há anos. Foto: Divulgação
Sua receita de sucesso foi sempre ser a primeira: primeira com cabine dupla, primeira com terceira porta, etc. Além disso, traz catálogo bem variado. É, no entanto, bem inferior à Volkswagen Saveiro em quase todos os aspectos. Foto: Divulgação
Este nem era um caso de todo mundo compra. Na verdade, ninguém comprava. Então, este ano, ele recebeu algumas melhorias, como câmbio automático, painel (ainda feio) com sistemas digitais e central multimídia. Era o que o fã da Toyota precisava para ter coragem de comprá-lo. Foto: Divulgação
O Etios tem, na verdade, uma dirigibilidade exemplar para a categoria, além de bons motores. O que faz dele um carro racional (nas versões hatch e sedã) é seu visual espartano. Por que as pessoas compram? Nesse caso, porque ele é mesmo bom, embora "sem sal". E, principalmente, porque ele é um Toyota. Portanto, tem fama de carro que não "dá manutenção". Foto: Sergio Castro/Estadão
Este todo mundo compra mesmo! Por que o Onix é líder? Ele tem ótima relação preço-equipamentos, espaço interno convincente para a categoria e seguro barato. Além disso, a rede Chevrolet é ampla e tem boa fama. Para completar, até que o hatch ficou bem bonitinho após a reestilização, né? Foto: Sergio Castro/Estadão
Porém, o Onix é inferior a pelo menos três rivais diretos: HB20, Up! e Ka. Só ele ainda traz motores defasados. Bem defasados. Sua dirigibilidade é inferior à dos citados. E falta tecnologia. O Ka, por exemplo, tem até ESP. Foto: Rafael Arbex/Estadão
Aqui, valem os mesmos fatores citados para o Duster. Foto: Divulgação
O Sandero vende bem por ter espaço interno amplo e preço competitivo. Foto: Divulgação
É o novo líder dos sedãs compactos e, embora tenha nome diferente, nada mais é que a versão sedã do Onix. Foto: Sergio Castro/Estadão
As pessoas compram o Prisma pelos mesmos motivos que compram o Onix: relação preço-equipamentos, espaço convincente, reputação da rede e seguro barato. Foto: Sergio Castro/Estadão