Emerson Fittipaldi é uma verdadeira lenda do automobilismo brasileiro. Bicampeão da Fórmula 1, em 1973 e 1974, ele também foi pioneiro na Fórmula Indy, onde também já foi campeão e venceu duas vezes as 500 milhas de Indianópolis, prova mais tradicional do automobilismo norte-americano. Foto: Arquivo/AE
Seu início de carreira já mostrou que Emerson se tornaria um grande piloto. Ele entrou no automobilismo por influência do irmão, Wilson Fittipaldi, que nos anos 60 já competia em provas pequenas no Brasil. Em poucos anos como piloto, Emerson já estava competindo na Europa. Foto: Gil Inque/Audi Magazine
Emerson teve a sua primeira corrida internacional em 7 de abril de 1969 e, três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, ele estreou na Fórmula 3 inglesa, categoria em que sagrou-se campeão aos 22 anos. Seu imenso talento foi notado por Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, que o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe. Foto: Arquivo/AE
A estreia de Emerson na Fórmula 1 foi no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Brands Hatch. Mesmo largando nas últimas posições, terminou a prova em oitavo. Três semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um 4º lugar. Foto: Arquivo/ AE
Em 1972, com 5 vitórias, Fittipaldi tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, por Fernando Alonso. Foto: Cláudio Larangeira/Arquivo
Depois de um ano de 1973 com o vice-campeonato, sendo superado por Jackie Stewart, Emerson decidiu deixar a Lotus e assinou com a McLaren para 1974. Durante o ano, acumulou três vitórias (uma delas no Brasil) e sagrou-se bicampeão do mundo. Foto: Arquivo/AE
No ano seguinte, fundou, ao lado do irmão, a equipe Fittipaldi, escuderia totalmente brasileira. Competiu com o carro entre 1976 e 1980 e, apesar de alguns bons momentos, nunca mais brigou por títulos, muito em função da equipe, que não conseguia competir com gigantes como Ferrari e McLaren. Foto: Ricardo Divila/Arquivo
Já veterano, Emerson decidiu explorar a Fórmula Indy, sendo campeão da categoria em 1989 e, assim como na Fórmula 1, foi o primeiro brasileiro a atingir tal objetivo. Seguiu por lá até 1996, quando se aposentou deois de 22 vitórias na carreira. Foto: Divulgação
Após encerrar sua carreira como piloto, seguiu no automobilismo, incentivando seus parentes a se tornarem pilotos. Seu neto, Pietro, já brilha em categorias menores e é considerado uma das esperanças de futuro para o Brasil na Fórmula 1. Foto: Reprodução
Em 2016, ficou pública a situação financeira precária do ex-corredor, com dívidas que somariam R$ 27 milhões. Por causa disso, alguns dos carros em que ele venceu as provas mais importantes da carreira foram colocados em leilão. Foto: Reprodução