Calouro da NBA viraliza com frase sobre a água: 'Ela nunca está molhada'

Anfernee Simons 'filosofa' e vira até discussão científica nos Estados Unidos

Alguns atletas da NBA têm surpreendido ao mostrar interesse em assuntos científicos nos últimos tempos. O mais icônico deles foi o armador Kyrie Irving, principal estrela do Boston Celtics, que polemizou ao comentar que "a Terra é plana" e depois até pediu desculpas pelo seu comentário - ainda que não tenha negado sua afirmação. Agora, no entanto, um calouro da liga gerou polêmica com uma afirmação que foi questionada.

O jovem Anfernee Simons, que foi draftado pelo Portland Trail Blazers, atendia a uma sessão de perguntas de fãs da sua equipe nas redes sociais, quando foi indagado por um deles com uma questão mais inteligente que o comum: ele foi perguntado se "a água é molhada", e sua resposta surpreendeu.

"A água não é molhada. Molhadas são as coisas que entram em contato com ela", afirmou Simons, que tem ganhado alguns minutos pela pré-temporada da NBA e deverá começar sua trajetória na liga em duas semanas.

A resposta acendeu um debate nos Estados Unidos. Enquanto uns afirmavam se tratar de uma genialidade por parte do jovem atleta, outros compararam a frase à 'pérola' de Irving, questionando a possibilidade de a água não ser molhada. O instituto de ciência USCB Science Line, por sua vez, dá segurança à frase do jogador de 19 anos.

"Sendo um líquido, a água por si mesma não é molhada, mas pode tornar outros materias sólidos molhados. 'Molhar' é a capacidade de um líquido de aderência a uma superfície sólida, então quando dizemos que algo está molhado, quer dizer que o líquido está na superfície deste algo", explica.

O portal Planet Science é ainda mais sucinto e irônico em sua explicação: "'Molhado' é a descrição daquilo que sentimos quando colocamos a nossa mão na água. Dizer que a 'água é molhada' é como falar que 'a madeira é dura' ou que o 'fogo é quente'".

Anfernee Simons é o primeiro jogador a entrar na NBA diretamente do ensino médio após a restrição que a liga impôs em 2005 - a partir daquele ano, atletas que atuassem nos Estados Unidos não poderiam mais se profissionalizar antes de atuar no basquete universitário. Nascido em 1999, ele é um armador de 1,93m e é tido como um "mistério" para a temporada 2018/2019 justamente por não ter atuado na NCAA.

 

MAIS SOBRE:

BasquetePortland Trail BlazersNBA [National Basketball Association]basqueteAnfernee Simons
Comentários