20 palavras em russo para você aprender durante a Copa do Mundo

Dicas para você que vai assistir o Mundial in loco e quem deseja aprender um pouco da língua nativa do país sede

Relacionadas

Que a Copa do Mundo é na Rússia todo mundo sabe. Mas que tal aproveitar essa oportunidade para se interar sobre o país? Nada de aula de história, aqui damos algumas dicas tanto para você que vai assistir o mundial in loco, quanto para os curiosos que desejam aprender um pouco da língua nativa do país. 

Jogadores da seleção aproveitam dia de folga para curtir praia e sol em Sochi

Saiba quanto custa a mochila personalizada de Neymar para a Copa do Mundo

Ônibus espacial tira fotos aéreas dos 12 estádios da Copa do Mundo

A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira seis palavras chave para os que desejam saber como falar cada uma das posições de um time. A palavra mais difícil ensinada pelo Canarinho tem 26 letras e significa meio-campo: "tsentral'nyy poluzashchitnik".

Achou difícil? A gente procurou algumas mais fáceis para não desanimar quem pretende aprender ao menos algumas palavras e achamos uma ajuda no portal Rússia Beyond.

Uma coisa essencial para toda partida é a bola, que em russo é chamada de 'miátch'. Além de outros dois personagens comuns em todas as partidas: 'árbitr' ou 'sudiá' é o nome dado para o juiz, já os torcedores são conhecidos como 'bolêlschik' ou 'fanat'.

A palavra partida é fácil por ter som parecido com o inglês: 'match'. Outra que não deve aparentar dificuldades é a palavra 'gol', que apesar de se escrever assim 'гол' também tem o mesmo som que o português. 'Vorôta' é a nossa trave. O que nos interessa, no entanto, é sair da Rússia com a taça de 'tchempiôn': campeão. 

O que a gente chama de goleada para eles é 'sukhar'. Uma falha de defesa do goleiro, o que pode ser traduzido como nosso 'frango', é o 'bábotchka' deles. Já um gol marcado 'aos 45 do segundo tempo' recebe o nome de 'gol v razdevalku'. Traduzido de maneira literal como 'bandagem mostarda', o cartão amarelo deles é conhecido por 'gortchitchnik'.

Para quem não tem medo de tentar arriscar a formar uma frase, coisas básicas que os fãs de futebol devem aprender.  'Gde nakhôditsia stadiôn?' é para os turistas que estão perdidos e desejam saber onde fica o estádio. Se você quer saber qual o placar da partida, por exemplo, deve perguntar: 'Kakôi schiôt?'. Ou então, se o jogo já tiver terminado e você desejar saber quem ganhou, o som que deve ser dito é esse: 'Kto vígral?'.

 

MAIS SOBRE:

FutebolCopa do Mundo Rússia 2018 [futebol]
Comentários