Argentina x Nigéria já teve racismo na imprensa: 'Que vengan los macacos'

Capa de jornal Olé ofendeu seleções nigeriana e brasileira para anunciar decisão das Olimpíadas de 1996

Relacionadas

Na próxima terça-feira, a Argentina enfrenta a Nigéria em um jogo decisivo para manter o time sul-americano vivo na Copa do Mundo e o duelo entre as duas seleções já foi responsável por uma grande polêmica no país vizinho ao Brasil. Em 1996, na decisão das Olimpíadas em Atlanta, o jornal Olé apelou para o racismo como forma de 'informar' que o adversário na briga pela medalha de ouro seria brasileiros ou nigerianos.

+ Viralizou: senhora acende vela no exato momento do gol de Coutinho

+ Islandês acorda com amnésia e técnico o tranquiliza: 'você se chama Pelé'

+ Copa do Mundo da Rússia se iguala no número de pênaltis da edição de 2014

A capa do polêmico jornal no dia que a Argentina derrotou Portugal por 2 a 0 e garantiu a vaga na decisão pela medalha de ouro foi: 'Que vengan los macacos (Que venham os macacos)". O período argentino ainda completou. "Nós asseguramos a medalha de prata. Mas queremos ser campeões olímpicos e colocarmos a medalha dourada. Hoje, se sabe que a final é contra Brasil ou Nigéria". 

Sub-diretor do jornal argentino na época, Mariano Hamilton admitiu, tempo depois, que foi extremamente infeliz na confecção da capa. "Eu vi no dia seguinte e pensei que foi uma c... imensa. É a maior c... da minha carreira. Se eu pensasse em outra coisa, eu seria um estúpido". Ele ainda contou que entregou o cargo após o acontecido. 

Apesar da provocação, a Argentina perdeu a decisão da Olimpíada para os nigerianos por 3 a 2. O confronto entre as seleções, inclusive, é o duelo que mais ocorreu na história das Copas do Mundo. Foram quatro no total, sempre com vitórias argentinas. 

Veja os confrontos entre Argentina e Nigéria nas Copas

1994: Argentina 2 x 1 Nigéria

2002: Argentina 1 x 0 Nigéria

2010: Argentina 1 x 0 Nigéria

2014: Argentina 3 x 2 Nigéria

MAIS SOBRE:

futebolCopa do Mundo Rússia 2018 [futebol]seleção argentina masculina de futebolSeleção Nigeriana masculina de futebol
Comentários