Brasileira Maya Gabeira entra no Guinness Book com maior onda já surfada

Surfista pegou onda de 20,72 metros na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal

Relacionadas

Maya Gabeira é o mais novo nome brasileiro que estampa o livro dos recordes. A surfista teve seu feito de janeiro reconhecido não só pela WSL, mas também pelo Guinness Book. "Sonho realizado", comentou ao divulgar imagens do certificado. 

Em janeiro deste ano, ondas de mais de 20 metros chegaram à Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, e fizeram o principal cartão-postal da região ser renovado com direito a um recorde brasileiro: Maya Gabeira surfou uma onda de 20,72 metros.

Moradora de Nazaré, em Portugal, Maya está mais do que habituada com as ondas gigantescas do local e teve sua habilidade reconhecida ao receber o prêmio que certifica que ela pegou a maior onda já surfada por uma mulher em toda a história.

Para quebrar o recorde, Maya superou um acidente que teve ali, no mesmo local. Em 2013, a surfista quase morreu, chegou a ficar submersa por algum tempo e foi resgatava ainda inconsciente por Carlos Burle.

Na praia, ela foi reanimada e conseguiu retomar os sentidos. Depois, foi encaminhada a um hospital, onde foi diagnosticada uma fratura no tornozelo apenas. 

O recorde atual de maior onda surfada é do americano Garrett McNamara, que dropou em uma onda de 23.8 metros, em 2011, também em Nazaré.

No mesmo dia que Maya, o surfista Hugo Vau também alega ter surfado a maior onda da história. Segundo o português, sua onda, que ainda não teve medição oficial, seria de 35 metros. 

 

MAIS SOBRE:

SurfeMaya Gabeirasurfe
Comentários