Com doença degenerativa, ex-jogador holandês se prepara para 'última noite'

Fernando Ricksen tem 42 anos e sofre de esclerose letal amiotrófica (ELA)

Relacionadas

Ex-jogador de times como Glasgow Rangers e Zenit São Petersburgo, Fernando Ricksen tem apenas 42 anos, mas já anunciou que terá uma 'última noite'. Ricksen tem esclerose letal amiotrófica, doença degenerativa, que já está em estágio avançado.

A Esclerose Letal Amiotrófica (ELA) causa a morte de neurônios, provocando rigidez dos músculos, espasmos e fraqueza, o que leva a problemas de locomoção, fala, deglutição e respiração. Não há cura conhecida.

Ricksen se aposentou do futebol em junho de 2013, e revelou que tinha a doença quatro meses depois, em outubro daquele ano. Por um período, ele trabalhou no Fortuna Sittard, clube que o revelou, e também foi tema de um documentário, 'Fernando Ricksen: Hard Times' (os tempos difíceis de Fernando Ricksen, em tradução livre), lançado em 2015 pelo canal de TV britânico Sky Sports.

"Eu não posso ficar sentado e dizer: por que eu? Em minha cabeça, eu jogo todos os dias, mas meu corpo não quer mais isso. Você precisa dar ouvidos a seu corpo, mas acho que todo mundo que me conhece sabia que eu não escutava", declarou Ricksen no filme, que também mostra os problemas extracampo dele na carreira, em especial os problemas com a bebida.

No último final de semana, através de uma conta de um amigo no Twitter, Ricksen chamou fãs e amigos para uma última noite. "Olá. Terei uma noite especial no dia 28 (de junho). Uma vez que as coisas estão ficando muito difíceis para mim, esta será minha última noite. Venha e faça desta uma noite inesquecível. Espero vê-los logo", avisou, através de um programa de computador que emula a voz, já que o ex-jogador não consegue mais falar.

No evento, haverão um jantar, show musicais e de humor. O convite custa 70 libras esterlinas (R$ 345). A conta do Twitter que publicou o convite pediu que todos os ingressos fossem vendidos em honra deste 'bravo guerreiro'. Ao longo da carreira, os principais títulos conquistados por Ricksen foram a Copa da Uefa e dois Campeonatos Russos, pelo Zenit, além de dois Campeonatos Escoceses pelo Rangers.

MAIS SOBRE:

futebolZenitseleção holandesa masculina de futebol
Comentários