Conheça a mascote da Copa América no Brasil e ajude a escolher seu nome

Torneio continental acontecerá entre 14 de junho e 7 de julho

Relacionadas

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira que a capivara foi o animal escolhido para ser a mascote da Copa América, que será realizada entre 14 de junho e 7 de julho no Brasil. Além de conhecer o personagem símbolo da 46ª edição do torneio continental, a entidade também abriu uma enquete para eleger o nome da figura. 

Em uma votação que ocorrerá por meio dos perfis @copaamerica no Facebook e Twitter até o dia 12 de abril, os torcedores poderão escolher entre dois nomes: Capibi ou Zizito. Vote abaixo.

A decisão de adotar a capivara foi justificada pela Conmebol, em nota oficial, por uma inspiração na fauna sul-americana. A entidade destaca que este animal é considerado um dos "mais amigáveis" e também "por conviver, pacificamente, com outras espécies ao seu redor".

"Ele é simpático, travesso, amável e adora futebol", afirmou a entidade ao descrever de forma bem humorada as características da mascote, sendo que também explicou a origem dos nomes determinados para a enquete aberta nesta sexta-feira. Confira abaixo:

CAPIBI: "Capibié uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara - capivara - e yby - terra, chão que se pisa", esclareceu a Conmebol ao se referir ao Capibi.

ZIZITO: Já o nome Zizito  homenageia Zizinho, ídolo da seleção brasileira e artilheiro máximo da Copa América, com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. "O sufixo 'ito' é a forma de diminutivo na língua espanhola, como o 'inho' na língua portuguesa", disse o órgão que comanda o futebol sul-americano.

 

MAIS SOBRE:

futebolConmebolCopa América de Futebolseleção brasileira masculina de futebol
Comentários