Relacionadas
Uma ação foi pensada para marcar o início da parceria entre o Arsenal e a Adidas, mas nem tudo correu como as marcas queriam. A fornecedora lançou o novo uniforme do clube inglês e propôs uma maneira de animar os torcedores: uma ferramenta que permitia os torcedores de personalizarem o uniforme titular com seus nomes.
Pelo Twitter, a Adidas convidou os adeptos do Arsenal a responderem a uma publicação com a hashtag #DareToCreate. A partir daí, uma camisa seria criada automaticamente com o nome do perfil do torcedor. No entanto, nem todos colocaram seus nomes reais.
Arsenal fans were asked to share a promotional tweet onto our new Adidas strip.
This is what we got. pic.twitter.com/F8LRb3h7NI — Martin Wengrow (@MartinWengrow) July 2, 2019
Houve também quem aproveitou a oportunidade para espalhar mensagens de ódio nas redes sociais. Como foi o caso de algumas das contas que aceitaram o desafio. Assim que percebeu o rumo da campanha, a Adidas retirou a ação da rede social, pediu desculpas, prometeu uma investigação e explicou o motivo. "Devido a uma minoria que fez versões ofensivas".
Foram criados exemplos negativos como @GasAllJewss, em referência às câmaras de gás usadas para matar os judeus na 2ª Guerra Mundial, @96wasnotenough, que se refere à tragédia de Hillsborough que matou 96 torcedores do Liverpool, e @inonocenthitler, clamando a inocência de Hitler.
@SpursOfficial please tell me you will enquire about this awful Ad campaign by @adidasUK & @Arsenal that has backfired and request an official statement and apology these are just some of the disgusting posts. There was also one about @LFC and Hillsborough #COYS pic.twitter.com/Hgal6gRnBl — Jon Barnes (@jonbarnes10) July 2, 2019
O clube britânico também se posicionou contra o tipo de mensagens disseminadas por parte de seus torcedores. "Condenamos totalmente o uso de linguagem desta natureza que não tem lugar no futebol ou na sociedade". O Arsenal teve uniformes da Adidas de 1986 a 1994. Até a última temporada, o contrato era com a Puma.
THIS IS HOME @adidasfootball #DareToCreate — Arsenal FC (@Arsenal) 2 de julho de 2019