Relacionadas
O Schalke 04 tem uma história curiosa que está ligada diretamente a um elemento natural. Fundado em 1904 por estudantes que eram também aprendizes nas minas, o time é de uma região da Alemanha conhecida por ser um polo da indústria de carvão, o Vale do Ruhr. No entanto, nesta sexta-feira, as duas últimas minas de carvão da Alemanha vão encerrar suas atividades.
A relação é tanta que o escudo, assim como o clube que nasceu dos sindicatos dos mineradores, também conta com uma referência aos trabalhadores: o desenho de um dos principais instrumentos usados no garimpo, uma espécie de picareta. Com o fim das atividades, o Schalke intensificou suas raízes e bolou diversas ações em forma de homenagem.
As camisas usadas pelo clube na última rodada do Campeonato Alemão, na derrota por 2 a 1 diante do Bayer Leverkusen, foram especiais: em vez do patrocinador, o uniforme levava os nomes das 26 minas de carvão mineral mais importantes da história do país.
Outra iniciativa aconteceu nas arquibancadas: 2 mil funcionários das minas que fecharam foram convidados pelo time para que pudessem assistir ao jogo. Além disso, um mosaico foi erguido com a imagem de um trabalhador carregando o escudo do Schalke 04 e seus companheiros, no fundo, trocando as roupas de serviço pelo uniforme do time.
Desta vez, as lembranças também aconteceram no gramado. Durante a entrada dos times, a bola foi colocada sobre uma imitação de carvão em chamas, a imagem de um martelo e uma picareta incandescentes também surgiram, rodeados por fogos de artifício.
Junto com um coral de mineiros presente dentro de campo, a torcida cantou a música ‘Steigerlied’, uma canção típica que serve de hino aos trabalhadores das minas.
Legend has it, the miners of Gelsenkirchen went digging for coal and rose to the surface with the best soccer club in the world ⚒️#S04B04 #SchalkeUS pic.twitter.com/yo0BymiubA — Schalke 04 USA (@s04_us) 19 de dezembro de 2018
Never forget where you came from ⚒️#s04 #SchichtImSchacht pic.twitter.com/GOQxBSIOk2 — FC Schalke 04 (@s04_en) 19 de dezembro de 2018