Relacionadas
Uma demora no aeroporto e uma escova de dentes foram pivôs de um descontentamento de internautas turcos para com a Islândia, logo antes do jogo entre as duas seleções pelas Eliminatórias da Eurocopa. Não entendeu? Calma que a gente já explica.
A seleção turca desembarcou no aeroporto de Keflavík e teve que demorar três horas para serem liberados na imigração, enquanto suas malas eram revistadas. Os jogadores se irritaram com a situação.
Outro ponto que irritou os turcos foi a presença de um homem não identificado, que se aproximou enquanto os jogadores eram entrevistados. Ele gravava o momento com seu celular e usou uma escova como se fosse um microfone, chegando a encostar nos atletas, para fazer uma piada.
Até mesmo a presidência turca se manifestou sobre o episódio. "O desrespeito mostrado pela nossa seleção na Islândia é inaceitável e o que é necessário será feito. Nosso time dará a melhor resposta dentro de campo", twittou Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente Recep Tayyip Erdogan. Ministros do país disseram algo parecido, enquanto a embaixada turca em Oslo notificou o governo islandês sobre a situação, ainda sem resposta.
O chefe do setor de comunicação da Associação de Futebol da Islândia garantiu que os turcos passaram apenas por um procedimento padrão e que os jogadores do país já haviam passado pela mesma situação cinco anos atrás. Ainda assim, internautas turcos subiram uma hashtag até os trending topics do país no Twitter: #TurksAreComingForIceland, ou #OsTurcosEstãoVindoParaAIslândia.
Em campo, porém, a revolta não deu certo. A Islândia venceu por 2 a 1, gols de Sigurdsson para o time da casa e Toköz para os visitantes. Com o resultado, islandeses, turcos e franceses estão empatados em nove pontos no grupo H das eliminatórias.