Estudo aponta influência de Salah em queda nos casos de islamofobia em Liverpool

A pesquisa da Universidade de Stanford indicou que o sucesso do atacante egípcio fez com que torcedores procurassem entender o islamismo

Relacionadas

O sucesso de personalidades que fazem parte de minorias pode ajudar na diminuição do número de casos de crimes de ódio e preconceito? Um estudo feito pelo Laboratório de Políticas Migratórias, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apontou que o sucesso do atacante egípcio Mohamed Salah no Liverpool causou uma diminuição da islamofobia na cidade inglesa. 

Analisando boletins de ocorrência da polícia do condado de Mereyside, onde fica localizada a cidade de Liverpool, mais de 15 milhões de tuítes de torcedores ingleses e uma pesquisa com 8.060 torcedores do Liverpool revelou números impressionantes. Crimes de ódio relacionados a islamofobia caíram 18,9% no condado entre abril de 2018, quando Salah terminou a sensacional temporada do ano passado, e abril deste ano enquanto outros crimes não tiveram queda semelhante em Mereyside. 

Os tuítes racistas de torcedores de Liverpool também caíram na rede social na comparação com torcedores dos outros times do Campeonato Inglês: de 7,2% para 3,4%. A pesquisa com os torcedores mostrou que o sucesso de Salah fez com que grande parte dos entrevistados procurasse entender mais sobre o islamismo e suas práticas, o que os educou sobre o assunto. 

Ala’ Alrababa’h, William Marble, Salma Mousa e Alexandra Siegel, os autores do estudo, concluem que o sucesso e a influência de Salah em Liverpool tem relação com os números. "Poucas personalidades muçulmanas no dia a dia britânico foram tão abertos quanto à sua identidade como muçulmano, e adorados, como Salah", diz o estudo. "A imagem pública de Salah resultou em uma normalização das práticas islâmicas, o que causou uma diminuição nos crimes e atitudes islamofóbicas contra muçulmanos na cidade."

Salah estará em campo logo mais, às 16h, na final da Liga dos Campeões contra o Tottenham. A esperada partida terá transmissão da TNT, Facebook da Esporte Interativo e EI Plus. O jogo também terá minuto a minuto do Estado

MAIS SOBRE:

futebolLiverpool Football ClubMohamed SalahLiverpool [cidade Inglaterra]
Comentários