Google homenageia Ebenezer Cobb Morley, criador das regras do futebol

Advogado inglês organizou reunião que tornou o esporte menos violento no século XIX

Relacionadas

O futebol era um esporte extremamente violento e caótico no século 19. Ainda sem regras, machucar os adversários era extremamente comum. O advogado Ebenezer Cobb Morley, porém, atuou para mudar essa realidade. Hoje, Morley foi homenageado pelo Google com um 'Doodle', uma ilustração na capa do site, já que nasceu em 16 de agosto de 1831.

Morley era praticante do futebol e criou o Barnes Football Club, em Londres, em 1862. Como capitão, percebeu que os jogos eram muito violentos. Publicou uma carta no jornal esportivo Bell's Life, sugerindo criar algumas regras. A partir de então, uma reunião foi organizada entre os membros de clubes de futebol em 26 de outubro de 1863, na Freeman's Tavern, em Londres.

Na reunião, foram estabelecidas treze leis para controlar o esporte, que se padronizaram por todo o território inglês, anotadas por Morley. Uma das regras proibia, por exemplo, chutar outros jogadores. Outra dizia: "Nenhum jogador deve usar pregos projetados, placas de ferro ou guta-percha (forma dura de látex) nas solas ou nos calcanhares de seus sapatos". A reunião também foi o passo inicial para a criação da FA, que até hoje organiza o futebol britânico.

O primeiro jogo sob as novas regras aconteceu em dezembro daquele ano, e o Barnes de Morley empatou em 0 a 0 com o Richmond.

Morley se tornou secretário honorário da FA entre 1863 e 1866 e foi presidente da organização entre 1867 e 1874. Até hoje, o legado do inglês pela organização do esporte é lembrado, como prova a homenagem do Google.

MAIS SOBRE:

futebolGoogleEbenezer Cobb Morley
Comentários