História de 'Calvo e Cabeludo' inspira quarto uniforme do Barcelona

Camisa trará 'marcas de sangue' de Vilfredo I, o Cabeludo, que foi conde da cidade no século IX e lutava ao lado de Carlos, o Calvo

Relacionadas

Na próxima temporada, o Barcelona terá um quarto uniforme, inspirado na lenda de origem das cores da bandeira da Catalunha, em que Vilfredo I, o Cabeludo, e Carlos, o Calvo, são protagonistas. A camisa será utilizada no jogo contra o Real Madrid e em outras partidas especiais.

A informação da criação foi revelada pelo jornalista Johan Vehils, do jornal Sport. Em janeiro, o mesmo jornalista adiantou como será o primeiro uniforme, com o tradicional azul e grená, mas de padrão quadriculado. Segundo ele, este novo uniforme estará à venda em 4 de junho.

A camisa será amarela, com faixas 'ensanguentadas' em vermelho. Ela foi inspirada na bandeira 'La Senerya', da Catalunha, que tem uma história pitoresca de criação.

As marcas de sangue seriam de Vilfredo I, o Cabeludo, que foi Conde de Barcelona entre 878 e 897, antes da região ser conhecida como Catalunha. Vilfredo foi ferido após uma batalha, mas seu exército precisava de um símbolo para defender. O amigo de batalhas dele, que se chamava Carlos, o Calvo, então passou a mão nos ferimentos e arrastou quatro dedos em um escudo dourado, dando origem às cores da bandeira catalã.

Não é a primeira vez que o Barcelona usa as cores da região onde nasceu em seus uniformes. Em 2014, o segundo uniforme do time também era amarelo e vermelho, mas não tinha as 'marcas de sangue' - apenas seguia o desenho da camisa principal.

MAIS SOBRE:

futebolBarcelona [Futbol Club Barcelona]
Comentários