Jogos do Athletico-PR na Arena da Baixada voltarão a ter torcida visitante

Clube abandona projeto criticado por outros times e entra em acordo com a própria torcida organizada

Relacionadas

O Athletico-PR anunciou nesta quarta-feira, 07/08, que abandonou o projeto 'Torcida Humana', que realizava junto com a Promotoria de Justiça e Defesa do Consumidor de Curitiba. Desta forma, o time rubro-negro voltará a receber torcidas visitantes nos jogos em sua casa, a Arena da Baixada.

O projeto foi iniciado em maio de 2018 como uma forma de tentar reduzir a violência no estádio, e para isso apostou em acabar com o setor destinado às torcidas visitantes e proibir materiais alusivos ao time que enfrentava o Athletico. Diversos clubes se manifestaram contra a medida, que só não era aplicada em jogos da Conmebol - os regulamentos da entidade sul-americana garantem 10% dos ingressos destinados aos torcedores de fora.

Ao mesmo tempo, o Athletico entrou em conflito com sua principal torcida organizada, 'Os Fanáticos', que também tiveram seus materiais proibidos. Mas o clube se reaproximou do grupo, que pode entrar com faixas e instrumentos musicais no jogo contra o Boca Juniors em 24 de julho. Agora, o time e a torcida entraram em acordo sobre o setor da Arena no qual os torcedores ficarão.

Na nota oficial em que anuncia a desistência do projeto, o Athletico afirma que o saldo foi positivo e apresenta alguns dados favoráveis. O 13º Batalhão da Polícia Militar-PR, que atende à região onde está a Arena da Baixada, afirmou que conseguia alocar o efetivo de forma mais eficiente nos dias de jogos e dar uma sensação de segurança maior à região local.

Mas há um contraponto: a Delegacia de Atendimento Móvel a Futebol e Eventos, que trabalhava na parte interna do estádio, passou a registrar pelo menos uma briga por jogo, de acordo com reportagem do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Com a pressão dos times adversários, o acordo com a própria torcida organizada, que queria poderia usar seus materiais em jogos fora de casa, e outros fatores, a diretoria do Athletico decidiu encerrar o projeto.

MAIS SOBRE:

futebolAtlético ParanaenseArena da Baixadatorcida
Comentários