Mineirão lança campanha por respeito às mulheres dentro do estádio

Áreas do estádio trarão placas com frases que incomodam as torcedoras e profissionais que frequentam os jogos

Relacionadas

Na partida entre Cruzeiro e Tombense pelo Campeonato Mineiro, no último domingo, os banheiros masculinos e outras áreas do estádio do Mineirão estavam sinalizados com frases que incomodam as mulheres, mas ainda são frequentes no cotidiano delas. A iniciativa é parte da campanha #Repense, lançada pela administração da arena para pedir mais respeito às torcedoras e trabalhadoras ligadas ao futebol.

São coisas como "tá no futebol pra conseguir marido, Maria chuteira", "já que gosta de futebol, explica a regra do impedimento" e "lugar de mulher é em casa". A ideia é fazer com que os homens repensem antes de dizer tais coisas às mulheres presentes nos jogos.

O movimento é capitaneado pelas funcionárias do Mineirão, que se organizaram por acreditarem que podem fazer a diferença para tornar cada vez mais o estádio um ambiente mais agradável para a mulher. O #REPENSE é um movimento que convida os torcedores a refletirem sobre o tratamento com as mulheres, principalmente, no estádio de futebol", afirma Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.

A Federação Mineira de Futebol apoia o movimento e expôs a mensagem em placas em volta do gramado. O Mineirão faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, o Mineirão definiu como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) o de número 5, que trata da igualdade de gênero. A meta desse ODs é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

"Entendemos que, no geral, as mulheres são mais respeitadas do que desrespeitadas no Mineirão. Mas sabemos que o ambiente ainda pode e precisa melhorar muito e essa é a intenção, promovendo esta ação afirmativa e que será fomentada ao longo de toda esta temporada", diz Ludmila.

A partida entre Cruzeiro e Tombense foi válida pela 9ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. O jogo terminou com a vitória do time de Mano Menezes por 2 a 0, gols de David e Sassá.

MAIS SOBRE:

futebolMineirão [estádio Belo Horizonte]Cruzeiro Esporte ClubeAtlético Mineiro
Comentários