Não é toalha de mesa! Descubra por que a camisa da Croácia é quadriculada

Xadrez, presente em diversos símbolos nacionais da Croácia, tem origem controversa

Acompanhando da vitória da Croácia sobre a Rússia neste sábado, muito torcedores usaram as redes sociais para questionar o motivo da camisa da seleção ser quadriculada. Alguns relacionaram o uniforme com toalhas de mesa, mas Mas, afinal de contas, por que é assim?

+ Fernando Muslera perde avó e tio dias antes da eliminação do Uruguai na Copa

+ Do céu ao inferno: Mário Fernandes marca um gol, mas perde pênalti

+ Luis Roberto passa mal após transmitir jogo entre Inglaterra e Suécia 

O xadrez, presente em diversos símbolos nacionais da Croácia, tem origem controversa. São pelo menos três explicações: referência às duas etnias da população, uma lenda de um rei croata, e uma homenagem à flor Fritillaria.

A versão das etnias é simples: apelidadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca, a cores são uma representação das suas etnias que compõem a população do país.

Já a lenda do rei croata Drzislav, conta que ele foi desafiado por Pedro II Orseolo, governante de Veneza, em uma guerra pelo controle da Dalmácia, região croata. Ambos compartilhavam uma paixão pelo xadrez e quem vencesse o desafio ganharia liberdade. Drzislav venceu e decidiu eternizar o xadrez como símbolo de sua conquista.

O quadriculada também pode remeter ao desenho da flor Fritillaria montana, que tem as pétalas quadriculadas e é comum naquela região da Europa.

De todo modo, o xadrez faz com que o uniforme da seleção da Croácia se diferencie dos seus adversários. Em campo, os croatas enfrentam a Inglaterra na próxima quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), pela semifinal da Copa do Mundo da Rússia.

 

 

MAIS SOBRE:

FutebolCroácia [Europa]Copa do Mundo Rússia 2018 [futebol]seleção croata masculina de futebolfutebol
Comentários