Nem Juventus, nem Bayern: saiba qual é a maior dinastia do futebol europeu

Time italiano, entretanto, divide a segunda posição entre maiores hegemonias com outros três clubes

Relacionadas

No último final de semana, a Juventus confirmou o oitavo título italiano consecutivo, feito inédito nas cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). O Bayern é atualmente hexacampeão alemão e está na luta pelo heptacampeonato. Entretanto, ambos estão longe de terem as maiores hegemonias da Europa se considerarmos todos os torneios nacionais.

O time que está na maior sequência de títulos é o BATE Borisov, da Bielo-Rússia. O time está em uma sequência de treze títulos na liga de seu país. A busca pelo 14ª acabou de começar: o BATE lidera o torneio com 12 pontos, mesma pontuação do Soligork, equipe que fez um jogo a menos.

Além da Juventus, outro time que conquistou o octacampeonato em 2019 foi o New Saints, do País de Gales. A equipe foi campeã na atual temporada com doze pontos de vantagem para o vice. Vale lembrar que alguns times do país estão nas principais divisões do Campeonato Inglês, como o Cardiff e o Swansea.

O Celtic está bem próximo de se sagrar octacampeão na Escócia. Faltando três rodadas, tem nove pontos de diferença para o vice-líder, o arquirrival Rangers. Precisa apenas de um empate nos próximos jogos para celebrar mais um título na sequência, iniciada com a falência do Rangers na temporada 2011-12.

Mais um: na Bulgária, o Ludogorets se aproxima da oitava taça consecutiva. O time tem 70 pontos, cinco a mais que seu perseguidor mais próximo, e lhe faltam cinco jogos para encerrar o campeonato; segundo colocado, o CSKA Sofia tem uma partida atrasada e jogará seis vezes.

Na Alemanha, o Bayern vem de seis títulos e está numa disputa acirrada pelo sétimo: tem apenas um ponto a mais que o vice-líder, o Borussia Dortmund, e qualquer tropeço nas últimas quatro rodadas pode ser fatal.

Por fim, outra grande dinastia europeia é a do Apoel no Chipre, campeão em seis anos consecutivos. Falta apenas uma rodada para o atual torneio terminar, e o Apoel é o líder com três pontos de diferença para o Apollon, justamente seu adversário no último jogo. Em caso de vitória do Apollon, dinastia quebrada, em qualquer outro cenário, ela será mantida.

MAIS SOBRE:

futebolJuventus de TurimCampeonato Italiano de Futebolcampeonato alemão de futebolBayern de Munique
Comentários