NESTE DIA, há 37 anos, a seleção brasileira sofria a doída Tragédia do Sarriá

Time dirigido por Telê Santana foi eliminado Copa do Mundo de 1982 pela Itália

O Brasil de fato é a seleção mais vezes campeã mundial. O status de pentacampeã, no entanto, não significa que não existiram campanhas doídas. Nesta sexta-feira, completa 37 anos de um dos momentos mais traumáticos da história do time nacional que aconteceu entre o 'Maracanazo' de 1950 e o fatídico 7 a 1 diante da Alemanha em 2014.

A Tragédia do Sarriá aconteceu durante a Copa de 1982, na Espanha. A seleção recheada de craques como Júnior, Zico, Sócrates e Falcão na equipe titular despontou como grande favorita ao título, mas o time dirigido por Telê Santana acabou sendo eliminado da competição pela Itália ao perder por 3 a 2.

No dia 5 de julho de 1982, o Brasil foi vítima do carrasco Paulo Rossi, autor dos três gols italianos naquele confronto que ficou conhecido como a Tragédia do Sarriá, em alusão ao nome do estádio que ficava em Barcelona e seria implodido em 1997. 

O momento traumático se dá não só pela eliminação precoce, mas também pela qualidade do time e pelo futebol jogado que ainda deixa saudade e é reverenciado mundialmente pelo que exibiu naquela Copa. Em entrevista ao Estado há exatos dois anos atrás, o ex-zagueiro Oscar e o ex-camisa 10 Zico comentaram sobre a ocasião.

"Quando chegamos aqui no Brasil após a Copa eu pensei que seríamos hostilizados, mas a reação dos torcedores foi muito positiva. Por incrível que pareça, vários jogadores daquela seleção ainda recebem muitas cartas pelo futebol que jogamos lá. Eu mesmo recebo cartas até hoje só falando de 1982, com pessoas que pedem pra assinar fotos daquele time e mandar de volta. Isso não tem preço", disse Oscar em entrevista ao jornalista Rafael Franco.

"Essa seleção marcou muito. É lógico que, se tivesse vencido a Copa, seria melhor, mas a derrota faz parte do jogo. Realmente foi uma seleção de grande técnica, de grandes jogadores, e que jogava um grande futebol", comentou Zico na mesma ocasião. 

MAIS SOBRE:

futebolSócratesZico [Arthur Antunes Coimbra]Telê SantanaItália [Europa]seleção brasileira masculina de futebol
Comentários