No domingo, o Campeonato Francês terá a primeira árbitra de sua história

Stéphanie Frappart apita desde 2014 na segunda divisão do país

Relacionadas

Neste domingo, dia 28, Stéphanie Frappart se tornará a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Francês da primeira divisão, no duelo entre Amiens e Strasbourg, anunciou nesta terça-feira a Federação Francesa (FFF).

Frappart, 35 anos, apita desde 2014 na segunda divisão francesa, competição na qual é a única mulher a exercer o papel de árbitra. A estreia de Frappart na Ligue 1 faz parte de sua preparação para a Copa do Mundo da França de futebol feminino, na qual foi uma das 27 árbitras selecionadas pela Fifa.

"A Fifa convidou as federações que têm árbitras selecionadas para a Copa do Mundo a prepará-las nas melhores condições para esta competição de alto nível", informou a FFF.

Segundo o site Transfermarkt, Frappart trabalhou em 15 jogos profissionais masculinos, sendo 13 da segunda divisão, um da terceira e outro da Copa da França. 

Frappart é a única mulher na França a contar com "uma espécie de semiprofissionalismo, com um salário fixo mensal e bônus por jogo", explicou em abril à AFP Pascal Garibian, diretor de arbitragem do país.

Em setembro de 2017, a alemã Bibiana Steinhaus foi a primeira mulher a apitar em um dos grandes campeonatos masculinos da Europa, uma partida entre o Hertha Berlim e o Werder Bremen. Nesta temporada, continuou trabalhando na primeira divisão alemã.

MAIS SOBRE:

futebolCampeonato Francês de FutebolStéphanie Frappartarbitragem esportivamulher
Comentários