No Dia do Meio Ambiente, Allianz Parque apresenta ações inovadoras no tema

Arena do Palmeiras tem buscado aumentar reutilização de água e reciclagem do lixo descartado no local

Relacionadas

O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, vem tentando ser mais verde, e não apenas por causa do time. A arena tem procurado trabalhar o tema da sustentabilidade, com diversas ações já sendo realizadas e outras ainda em planejamento.

Desde janeiro o estádio vem transformando materiais plásticos descartados nos jogos e shows – como filmes plásticos que envolvem os pallets de bebida, engradados de garrafa e galões de produtos de limpeza – em sacos de lixo, que são usados dentro do estádio alviverde. 

Somente no ano passado, quando foram realizados 54 grandes eventos no local, mais de 40 toneladas de lixo foram recicladas, sendo 25,54 toneladas entregues para empresas de papelão e 9,32 toneladas para empresas de bebida, que utilizaram o metal descartado na produção de novas latinhas, o que também contribui para a economia circular dos materiais.  

O consumo responsável da água também é preocupação. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, a arena mantém em sua cobertura um serviço de captação da água da chuva, com armazenagem de cerca de 2 milhões de litros, que é reutilizada na irrigação do gramado e nas descargas dos sanitários.

Novas ações já estão sendo planejadas para 2019. Desde o show do Paul McCartney, em 26 e 27 de março, a arena firmou parceria com o movimento Recicla Sampa, organizado pela prefeitura de São Paulo. A ideia é que a prefeitura e a arena unam esforços para incentivar a reciclagem em eventos com grande circulação de público – a prefeitura fica responsável pela área externa e o Allianz Parque pelos descartes internos. 

O projeto tem dado certo e vem sendo replicado em outros eventos, como o show da banda Los Hermanos e do grupo coreano BTS, que reuniu mais de 40 mil pessoas nos dias 25 e 26 de maio. Além da reciclagem dos resíduos, a arena veicula o material da campanha nas lixeiras internas, telão, digital signage e redes sociais. Apenas no show do Paul McCartney foram recicladas mais de 6 toneladas de resíduo.

Para esse ano, a direção do estádio ainda tem a intenção de instalar pontos de coleta de lixo reciclável em locais estratégicos da arena, como na entrada do tour e no estacionamento, que serão disponibilizados para o público geral. Dessa forma, o Allianz Parque procura ajudar a transformar o mundo em um lugar mais verde.

MAIS SOBRE:

futebolAllianz ParquePalmeiras
Comentários