Pelé publica relato sobre a Copa de 1966: 'jurei nunca mais jogar outra'

No Mundial da Inglaterra, a seleção brasileira foi eliminada já na primeira fase

Relacionadas

Depois de se posicionar sobre o incêndio no CT do Flamengo, Pelé voltou a fazer uma postagem nas redes sociais. Desta vez, o ídolo brasileiro usou seu Instagram para relembrar a trágica Copa do Mundo de 1966 para a seleção brasileira.

"Esse sou eu depois que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Eu jurei nunca mais jogar outra. A lição é que você nunca deve ter medo de mudar de ideia", escreveu na legenda da foto em preto e branco, na qual aparece cabisbaixo em uma plataforma de trem.

O Brasil daquele Mundial impunha respeito, mas se perdeu na falta de organização. A equipe do técnico Vicente Feola começou a preparação com mais de 40 jogadores e teve a convocação norteada por critérios políticos. Dos 22 convocados, dez eram paulistas, dez eram cariocas, um era gaúcho e um era mineiro (Pelé).

Apesar de ter vencido as duas Copas anteriores, era uma equipe desorganizada e envelhecida. O Brasil estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária. Um resultado que se provaria ilusório. No jogo seguinte, sem Pelé, machucado, a equipe não deu conta da velocidade dos húngaros e perdeu por 3 a 1. A classificação estava em risco.

Para piorar, era preciso vencer o último jogo, justamente contra o adversário mais temido da chave. Portugal tinha como base o Benfica, bicampeão europeu na década de 1960, e o craque Eusébio. O atacante terminaria a Copa como o artilheiro, com nove gols, três deles contra o Brasil.

Pelé retornou ao time sem as melhores condições físicas. Garrincha acabou barrado. O camisa 10 da seleção foi muito bem marcado e pouco pode fazer em campo. Portugal fez 3 a 1 e mandou os atuais campeões de volta para casa já na primeira fase.

Um vexame histórico que viria a ser "superado" na edição seguinte, em 1970, quando a seleção brasileira conquistou seu tricampeonato e teve Pelé como grande destaque. 

 

MAIS SOBRE:

futebolPelé [Edson Arantes do Nascimento]seleção brasileira masculina de futebolCopa do Mundo Inglaterra 1966 [futebol]
Comentários