Quem avança? Entenda a situação de cada grupo da Liga dos Campeões

Quatro vagas ainda estão em aberto para definir todos os classificados às oitavas de final da competição

Relacionadas

Faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos da Liga dos Campeões, quatro vagas ainda estão em aberto para definir todos os classificados às oitavas de final da competição. Confira a situação de cada grupo:

 

Grupo A

Quase tudo está definido nesta chave: o Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund estão classificados para a próxima fase, o Brugge será o terceiro e irá para a Liga Europa e o Monaco, em péssima fase, amarga a última colocação. A única dúvida é quem vai se classificar em primeiro, já que o time espanhol tem 12 pontos e enfrenta os belgas fora de casa, enquanto a equipe alemã, que tem 10 pontos, vai à França enfrentar o lanterna. Para que o Borussia termine como líder, precisa vencer e torcer por empate do Atlético, já que tem saldo de gols maior.

Jogos da última rodada:

Club Brugge x Atlético de Madrid

Monaco x Borussia Dortmund

 

Grupo B

O Barcelona está garantido nas oitavas como líder do grupo, mas ainda pode ter um papel importante na definição da chave. Inter de Milão e Tottenham estão empatados com sete pontos, e o time inglês vai ao Camp Nou enfrentar o time de Messi, enquanto os italianos recebem o já eliminado PSV no Giuseppe Meazza, que não tem mais chance nem de Liga Europa. O saldo de gols é igual (-1) e o Tottenham está à frente na classificação por ter mais gols marcados (8 contra 5), de forma que qualquer um dos dois times pode ser eliminado mesmo ganhando sua partida.

Jogos da última rodada:

Barcelona x Tottenham

Internazionale x PSV Eindhoven

 

Grupo C

Napoli, com 9 pontos, PSG, com 8, e Liverpool, com 6, ainda podem ser classificados ou eliminados. Na última rodada, ingleses e italianos se enfrentam em Anfield, enquanto o time francês vai à Sérvia jogar contra o lanterna e já eliminado Estrela Vermelha. Para se classificar, o PSG precisa apenas vencer sua partida; o Napoli precisa ao menos empatar com o Liverpool, e o time de Firmino e Alisson precisa vencer, mesmo que por um gol de diferença, ocasião em que empataria com o rival no saldo de gols (ambos ficariam com 2) e teria mais gols marcados (no momento, tem um a mais).

Jogos da última rodada:

Liverpool x Napoli

Estrela Vermelha x PSG

 

Grupo D

Primeiro e segundo colocados estão definidos: o Porto, com 13 pontos, e o Schalke 04, com 8, avançam para o mata-mata. Restam para Galatasaray e Lokomotiv Moscou disputarem a vaga na Liga Europa. O time turco tem 4 pontos e enfrenta o Porto em casa na última rodada; os russos tem 3 e jogam contra o Schalke na Alemanha.

Jogos da última rodada:

Galatasaray x Porto

Schalke 04 x Lokomotiv Moscou

 

Grupo E

Outro grupo cuja única disputa é pela liderança. O Bayern de Munique, com 13 pontos, está no topo no momento, mas pode ser desbancado pelo Ajax, que tem 11. O Benfica, com 4, irá para a Liga Europa, enquanto o AEK Atenas será o lanterna. Na última rodada, os líderes se enfrentam com mando do Ajax, enquanto o time português recebe o AEK.

Jogos da última rodada:

Ajax x Bayern de Munique

Benfica x AEK Atenas

 

Grupo F

Com dez pontos, classificado e tendo uma partida contra o lanterna Hoffenheim em casa, o Manchester City deve se garantir na primeira posição. O time alemão, com três, ainda tem chance de se classificar para a Liga Europa. Já a outra partida do grupo é confronto de vida ou morte: O Shakhtar enfrenta o Lyon em casa, e ambos tem chance de classificação para o mata da Liga dos Campeões: o time ucraniano tem cinco pontos, e o francês sete. Em caso de vitória, o Shakhtar se classifica; caso empate, irá para a Liga Europa e a vaga será do Lyon; se perder, pode até ficar na lanterna do grupo.

Jogos da última rodada:

Shakhtar Donetsk x Lyon

Manchester City x Hoffenheim

 

Grupo G

Mais um grupo que tem apenas a briga pela Liga Europa. CSKA Moscou e Viktoria Plzen estão empatados com quatro pontos, e o time checo tem vantagem devido ao confronto direto. Na última rodada, enfrenta a Roma, segunda colocada em casa, enquanto o CSKA sai para jogar contra o líder Real Madrid. Para conseguir a vaga no segundo torneio, o CSKA precisa fazer mais pontos que o rival, ou seja, ganhar e torcer para que o Viktoria não ganhe, ou empatar e torcer para o Viktoria perca.

Jogos da última rodada:

Real Madrid x CSKA Moscou

Viktoria Plzen x Roma

 

Grupo H

Neste grupo, a briga pela liderança ainda está em aberto. A Juventus, com 12 pontos, enfrenta o Young Boys na Suíça, enquanto o Manchester United, com 10, joga contra o Valencia na Espanha. Em caso de empate do time italiano e vitória do inglês, a decisão vai para o saldo de gols - a Juventus tem 6 e o Manchester, 4. O Valencia já está classificado para a Liga Europa.

Jogos da última rodada:

Young Boys x Juventus

Valencia x Manchester United

 

 

MAIS SOBRE:

FutebolLiga dos Campeõesfutebol
Comentários