Real Madrid é a marca mais forte e valiosa do futebol mundial; veja rankings

Levantamentos foram divulgados nesta quinta-feira pela Brand Finance

Relacionadas

Um novo estudo realizado pela Brand Finance foi divulgado nesta quinta-feira. O levantamento lista as 50 marcas mais valiosas do futebol mundial, além das mais fortes - um ranking que avalia o potencial dos clubes para o sucesso no futuro.

Entre as mais valiosas, o líder foi o Real Madrid. A equipe merengue foi avaliada em 1,646 bilhões de euros, quase R$ 7,4 bilhões, e voltou ao topo do ranking após oito temporadas: desde 2010 não encabeçava a lista. 

Na última, por exemplo, foi superado pelo Manchester United, atual segundo colocado. Enquanto o Real Madrid teve um crescimento de 26,9% em relação ao ano passado, o rival inglês viu sua marca diminuir 5,8% na mesma comparação.

O Real Madrid também superou o Barcelona no outro levantamento: das marcas mais fortes. A diferença entre os dez primeiros colocados nos dois rankings é o Paris Saint-Germain, que aparece em oitavo no quesito financeiro tendo crescido 21,3% entre um ano e outro, e a Juventus, nona colocada como marca mais forte.

Os times que se enfrentam no próximo dia 1 de junho pelo título da Liga dos Campeões também aparecem em ambos estudos: o Tottenham é o décimo nas duas pesquisas, enquanto o Liverpool aparece como a sexta marca mais valiosa e a quinta mais forte. 

Esses dados confirmam a boa colocação dos times ingleses: seis dos dez primeiros times de ambos os levantamentos são de lá (United, City, Liverpool , Chelsea, Arsenal e Tottenham). No ranking completo, das 50 marcas mais valiosas, os clubes ingleses representam 42,7% do valor total de marca, seguidos pelos espanhóis com 19,7%.

 

MAIS SOBRE:

futebolManchester United Football ClubBarcelona [Futbol Club Barcelona]Liverpool Football ClubReal Madrid Club de FutbolParis Saint-GermainJuventus de TurimLiga dos CampeõesTottenham Hotspur Football ClubChelseaArsenal Football Club [Inglaterra]
Comentários