Times brasileiros se manifestam em dia de luta contra a LGBTfobia

Seis clubes da série A, três da série B e a CBF postam sobre a data que marca a luta pela inclusão da população LGBT

Relacionadas

A data 17 de maio marca o dia da luta contra o preconceito direcionados a gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Inspirados nisso, diversos clubes brasileiros postaram em suas redes sociais manifestações a favor da inclusão desta parcela da população.

Da série A, foram seis: Corinthians, Vasco, Fluminense, Santos, Bahia e Grêmio. Dentre estes, o Bahia até lançou uma camisa para apoiar a causa, em que se lê 'não há impedimento'. Além deles, Sport, América-MG e Bragantino, da série B, também fizeram posts a favor da inclusão. A CBF foi outra entidade a twittar.

A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou reconhecido que este comportamento é apenas um traço da personalidade, não um distúrbio da mente.

Vale lembrar que, infelizmente, a homofobia ainda está muito presente nos estádios, com os gritos de 'bicha' direcionados aos goleiros adversários quando vão bater um tiro de meta, cânticos que associam a homossexualidade aos rivais de forma pejorativa e de outras formas.

Recentemente, a Federação Francesa de Futebol fez uma campanha contra a homofobia. Da mesma forma, a entidade que organiza o futebol inglês, a FA, também tomou ações contra o preconceito.

Veja as manifestações.

MAIS SOBRE:

futebolhomofobiaCorinthiansSantos Futebol ClubeVascoFluminenseGrêmioBahia [Esporte Clube Bahia]Sport do RecifeNáutico [Clube Náutico Capibaribe]América MineiroBragantino
Comentários