Relacionadas
Como um clube pode homenagear sua torcida? Alguns aposentam a camisa 12, dizendo que é reservada aos apoiadores, outros, procuram ajudar como podem nos jogos dentro e fora de casa. O Valencia escolheu destacar um torcedor-símbolo, o finado Vicente Navarro Aparício.
Aparício se tornou famoso por continuar indo ao estádio do clube, o Mestalla, mesmo após ficar cego devido a um descolamento da retina em 1985. Seu filho passou a narrar os jogos para ele, que ocupou sempre a mesma cadeira, a 164 da fileira 15 da tribuna central, até falecer em 2016.
Desde março deste ano, Aparício foi eternizado em sua cadeira com uma estátua de bronze. Segundo o clube, ela representa "passa a representar, para a eternidade, todos os que sentiram e sentem sempre a emoção de ser o Valencia”. 2019 marca o centenário do clube.
E a temporada que terminou foi boa para o clube. O Valencia conseguiu a vaga na Liga dos Campeões através do Campeonato Espanhol, onde ficou em quarto lugar, e foi campeão da Copa do Rei em cima do Barcelona, com vitória por 2 a 1 na final, encerrando jejum de onze anos sem títulos.
O clube tirou uma fotografia da taça da Copa do Rei ao lado da estátua de Aparício, dedicando-a também "aos que não puderam estar ali" para ver o clube voltar a ser campeão.