Brasileira participa de Campeonato Mundial de Salto de Penhasco

Jacqueline Valente chega em alta na competição após ter conquistado o segundo lugar na Copa do Mundo, na China

Relacionadas

Imagine ter como profissão pular de grandes alturas, especialmente de penhascos. Essa é a vida de Jacqueline Valente, gaúcha de 33 anos que é uma referência nacional quando se fala do 'high diving', ou salto de grandes alturas. Ela começou sua carreira na ginástica olímpica e participou de shows acrobáticos em circos e cruzeiros. No dia 22, a atleta encara seu próximo desafio: a quarta etapa do Campeonato Mundial de Salto de Penhasco 2019, em Açores, Portugal.

Jacqueline, como é conhecida, é uma atleta convidada da competição, já tendo saltado no evento por algumas vezes nos últimos anos - em 2017, inclusive, tornou-se a primeira brasileira a subir no pódio do campeonato, na etapa italiana. No campeonato, a brasileira enfrentará outros nomes de peso do salto mundial, como a australiana Rhiannan Iffland e a mexicana Adriana Jimenez. As duas ficaram, respectivamente, com primeiro e terceiro lugares na China.

No cenário deslumbrante de Açores, arquipélago português de origem vulcânica, o desafio da brasileira será conseguir uma boa colocação, além de tentar diminuir a diferença para Iffland, atual líder do campeonato.

“Venho me preparando bastante para a competição. Esse ano decidi focar minha carreira nos saltos. Consegui um patrocínio de uma universidade em Palhoça (SC) e por lá tenho estrutura para treinar e me preparar para os torneios ao longo do ano. Em Portugal, quero executar minha série, que possui os dois saltos mais difíceis do mundo, com precisão e, assim, conquistar uma boa colocação no circuito”, conta Jacqueline.

Depois do campeonato, a atleta começa sua preparação para o 18º FINA World Championships, que acontecerá na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, de 12 a 28 de julho.

MAIS SOBRE:

Saltos Ornamentais
Comentários