Com atletas de 13 países, CT Paralímpico abrigará Open de Natação e Atletismo

Evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril em São Paulo

Relacionadas

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, vai abrigar na próxima semana, entre os dias 26 e 28 de abril, o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação de 2018. Por meio de nota oficial distribuída na última sexta-feira, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou que o evento contará com a participação de 400 atletas, entre eles o nadador brasileiro Daniel Dias, multicampeão de sua modalidade e uma das maiores estrelas dos esportes adaptados no mundo.

+ Petit revela arrependimento em ter ido para o Barça e elogia Wenger em livro

+ Saiba quem são os 12 alvos de Tite para ocupar as cinco vagas restantes

+ Record pagará indenização por chamar Jade Barbosa de 'atleta em decadência'

Ao todo, serão 226 participantes no atletismo e 174 na natação, sendo que, além da elite das seleções brasileiras destes dois esportes, a competição contará com representantes de África do Sul, Argentina, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia.

Este evento faz parte do Grand Prix Paralímpico de Atletismo e da World Series de Natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Essas competições também são consideradas importantes etapas de preparação neste ciclo que visa principalmente os Jogos de Tóquio, em 2020.

"O Open Internacional Loterias Caixa é a principal competição anual que recebemos e é estrategicamente importante no nosso calendário. Por um lado, coloca o Brasil e o Centro Paralímpico no radar dos grandes eventos. Por outro, é a oportunidade de os nossos atletas competirem em alto nível sem nem sequer precisar sair de casa. Estamos ansiosos e certos de que os melhores resultados estão por vir na próxima semana", disse Mizael Conrado, presidente do CPB, se referindo ao fato de que os brasileiros destas duas modalidades já treinam no CT que abrigará a competição.

Grande nome da natação, Daniel Dias foi o melhor atleta de 2017 da World Series e quer voltar a justificar a condição de quem ostenta 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 12 delas de ouro, sete de prata e três de bronze. André Brasil, outra estrela da natação paralímpica do País, também tem presença confirmada nesta competição.

"Estou animado com a chegada do Open. Será a primeira competição do ano e um importante indicativo da minha preparação para a temporada. Estou ainda mais motivado, pois estou focado em defender o meu título de melhor atleta do World Series", afirmou Daniel Dias, que é também o maior medalhista paralímpico brasileiro da história e vai competir em duas etapas da World Series, uma na Itália e outra na Inglaterra.

Já no atletismo, o principal destaque do Brasil na pista de disputas deste Open Internacional será Petrúcio Ferreira, atual campeão paralímpico e mundial dos 100m T47, classe para atletas com amputação de braço. O paraibano é considerado hoje o maior velocista do País entre os competidores com deficiência. O medalhista paralímpico Alan Fonteles, o campeão mundial Thiago Paulino e a velocista Verônica Hipólito são outros nomes de destaque entre os participantes deste Open.

Vale destacar também a presença da paranaense Aline Rocha, que neste ano fez história ao se tornar a primeira mulher do Brasil a competir em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, o que ocorreu em PyeongChang, na Coreia do Sul.

"Essa será a minha primeira competição de pista do ano e a expectativa para este momento não poderia ser diferente, é grande. Voltei há pouco tempo da neve e espero fazer boas marcas nas três provas que participar (800m, 1500m e 5000m). O Open, em São Paulo, irá servir de preparação para o Grand Prix da Suíça, no final de maio", disse a atleta de 27 anos.

MAIS SOBRE:

Geralnataçãoatletismo
Comentários