Contratado para ser 'coelho', atleta paralímpico vence Maratona de Barcelona

Jonah Kipkemoi, que compete entre atletas com deficiência, surpreendeu a todos - até a ele mesmo

Relacionadas

O maratonista queniano Jonah Kipkemoi fez história neste domingo ao vencer a Maratona de Barcelona, na Espanha. Contratado pela direção para atuar como 'coelho', como é chamado o atleta que entra na prova para ditar o ritmo dos demais - ele decidiu continuar correndo depois de assegurar os 3.000 euros que os organizadores lhe pagariam. E, surpresa, venceu a prova.

O atleta, que disputou os Jogos Paralímpicos de Londres-2012 sofreu graves queimaduras quando era criança, que afetaram sua face e também seu braço esquerdo, causando deficiência. Ele foi sétimo colocado nos 1.500m na Paralimpíada de Londres e sexto colocado nos 800m.

Neste domingo, depois de cumprir seu papel de 'coelho', Kipkemoi manteve um ótimo ritmo e acabou vencendo com o tempo de 2h08min57s, embolsando mais 10 mil euros. O pódio ainda teve outros quatro quenianos.

"Já tinha corrido meias-maratonas e tinha ido bem, mas não esperava essa marca. Estou realmente surpreso", declarou ao jornal espanhol El País.

Ainda segundo o portal, o principal favorito acabou se retirando da prova de última hora, enquanto o segundo mais cotado abandou o percurso no km 30, com uma lesão na coxa.

MAIS SOBRE:

atletismoParalimpíada
Comentários