Relacionadas
As denúncias de dezenas de atletas que afirmam ter sido vítimas de abuso sexual durante anos por Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística, repercutiu no Brasil e lá fora.
+ Após denúncia de abuso sexual, clube de ginástica afasta técnico
+ Advogado cita filme para reforçar tese de que treinador de ginástica é inocente
+ CBG firma acordo com o Ministério Público para combater assédio na ginástica
Em sua conta no Instagram, a nadadora Joanna Maranhão, de 31 anos, fez um longo desabafo em solidariedade aos ginastas envolvidos na história revelada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo.
"Trouxe a público minha história há 10 anos e nunca vai deixar de doer e de me sentir impotente quando me deparo com histórias como essas", escreveu a atleta. Em 2008, ela revelou que havia sofrido abuxo sexual de um ex-treinador quando tinha apenas 9 anos de idade. Desde então, é uma das atletas mais engajadas na luta contra o assédio.
Confira o post dela abaixo:
Quem também se menifestou foi a americana Aly Raisman, dona de três ouros olímpicos, um deles na competição por equipes nos Jogos do Rio, em 2016. Ela foi uma das cerca de 300 ginastas que acusaram Larry Nassar, ex-médico da Federação Americana de Ginástica, julgado e condenado a mais de 360 anos de reclusão por abusar de atletas durante décadas.
Em seu Twitter, Aly escreveu: "Devastada ao ouvir sobre os muitos ginastas no Brasil que foram abusados. Sobreviventes devem ser ouvidos e a Justiça deve ser cumprida. Como deveria ser em todo lugar. Mundo da ginástica, repito, grito o mais alto que posso, isto é maior do que Nassar. Federação Internacional e Comitê Olímpico Internacional, atuem agora. Não podemos esperar mais".
Devastated to hear about the many gymnasts in Brazil who have been abused. Survivors must be heard & justice must be served. As it should be everywhere. Gymnastics world, I repeat, I scream as loud as I can, THIS IS BIGGER THAN NASSAR. FIG & IOC act now. We can't wait any longer. https://t.co/Tlycq3sOWz — Alexandra Raisman (@Aly_Raisman) 30 de abril de 2018
A tuitada dela veio em resposta a outra, de Jacob Denhollander. Jacob é casado com Rachael Denhollander, primeira mulher a denunciar os abusos de Larry Nassar. "Mais abusos no mundo da ginástica, desta vez no Brasil. Um técnico abusou de pelo menos 45 atletas por um período de 15 anos. Parece que o exemplo do Nassar está permitindo que mais e mais vozes sejam ouvidas", postou.
More abuse in the gymnastics world, this time in Brazil. Coach there abused at least 45 boys over a period of 15 years. It appears the example of Nassar is allowing more and more voices to be heard.
(Link to Google translated story by @joannadeassis)https://t.co/d0UooB6k9p — Jacob Denhollander (@JJ_Denhollander) 30 de abril de 2018