Relacionadas
Quem lembra do porta bandeira da Tonga, que apareceu todo besuntado de óleo na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro? Dois anos depois, Pita Taufatofua largou o taekwondo e participou da Olimpíada de Inverno de PyeongChang como esquiador de cross-country. E não vai parar por aí.
Depois do octógono e da neve, ele decidiu que tentará uma nova modalidade. Desta vez, na água. O tongolês vai tentar uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020 na canoagem velocidade. Caso consiga se classificar, Taufatofua se tornará o primeiro atleta a participar de três Olimpíadas em sequência, em três modalidades diferentes.
"Eu escolhi a canoagem porque representa meus ancestrais polinésios que navegaram através dos mares em canoas outrigger. Esse amor pelo oceano também me inspira a usar a plataforma para conscientizar as pessoas sobre a mudança climática e nosso planeta e oceanos", contou em entrevista ao Globoesporte.com.
Em Tóquio, a prova individual terá duas distâncias: 200 metros e 1000 metros. O 'besuntado de Tonga', apelido pelo qual ficou conhecido em 2014 e depois em 2016 ao reaparecer sem camisa mesmo com uma sensação térmica de -10ºC, tentará uma vaga nos 200 metros.