Olimpíada de Paris-2024 quer fundistas amadores disputando a maratona

Comitê organizador da competição tem a intenção de abrir prova olímpica a todos os praticantes de corridas longas

Relacionadas

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 estão caminhando a passos largos para se tornarem os mais modernos da história do esporte. Recentemente, o comitê organizador da competição afirmou a intenção de promover as disputas de surfe, escalada, skate e breakdance no torneio. Agora, eles pretendem promover uma maratona aberta a corredores amadores.

A organização da competição, sediada na capital francesa daqui cinco anos, afirmou que quer abrir diversas modalidades de corrida para possibilitar o ingresso de diversos tipos de competidores. A entidade afirma, ainda, que está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para tentar viabilizar a nova medida.

"Pela primeira vez na história dos Jogos, Paris-2024 vai abrir a experiência olímpica ao público em geral, e dar a oportunidade de todos de participarem de um evento público como a maratona, no mesmo percurso e nas mesmas condições que os atletas olímpicos", afirmou o Comitê Organizador Local.

"Vários formatos de corrida estarão disponíveis para permitir que todos, independentemente do do nível esportivo, experimentem participar dos Jogos Olímpicos", afirmou o comitê parisiense.

Os Jogos de Paris surpreenderam na última semana ao anunciarem a vontade de contar com as provas de breakdance, surfe, escalada e skate na competição. A exemplo da maratona, a entidade francesa fez a proposição da inclusão dos esportes 'urbanos' ao COI, que deverá analisar os pedidos. Um dos possíveis empecilhos é o número limite de atletas a serem inscritos na Olimpíada, que não pode ultrapassar 10.500 participantes, de acordo com o comitê organizador.

 

MAIS SOBRE:

Olimpíada 2024 Parisatletismomaratona
Comentários