Confira! Em um prédio, ação reproduz a maior onda surfada por Carlos Burle

Brasileiro impressionou o mundo, mas a onda não foi homologada pelo Guiness Book

Relacionadas

O surfista brasileiro Carlos Burle entrou para a história do surfe ao se tornar bicampeão mundial de Ondas Gigantes. Entre os feitos do pernambucano está a onda que lhe rendeu na época o recorde mundial no Livro Guinness, surfada Mavericks, na Califórnia, além da montanha de água de aproximadamente 32 metros encarada em Nazaré, Portugal.

Parece absurdo, né? Mas toda essa altura equivale a quanto? Pensando em responder exatamente essa pergunta, uma ação publicitária se propôs a dar a real dimensão da onda que Burle surfou em 2013. Com a ajuda de um painel gigante, colocado na lateral de um prédio em Fortaleza, é possível comparar o tamanho da maior onda surfada pelo brasileiro. 

Burle impressionou o mundo, mas a onda até hoje não foi homologada pelo Guiness Book. Na época, um estudo chegou à conclusão de que a onda surfada pelo pernambucano media entre 32 metros e 35 metros. 

No ano passado, Rodrigo Koxa conseguiu superar o recorde que pertencia desde 2011 a Garrett McNamara, feito na mesma Praia do Norte em Nazaré. O surfista brasileiro bateu a marca por 61 centímetros, depois de encarar uma onda de 24,38 metros.

Também em 2018, Maya Gabeira entrou no livro dos recordes pela maior onda já surfada por uma mulher em toda a história: o paredão em Nazaré, onde a brasileira mora, alcançou 20,72 metros. Para quebrar o recorde, Maya superou um acidente que teve ali, no mesmo local. A surfista quase morreu, chegou a ficar submersa por algum tempo e foi resgatava ainda inconsciente por Carlos Burle.

 

MAIS SOBRE:

surfeNazaré [BA]Carlos Burle
Comentários