Final de Mundial de mountain bike reúne grandes nomes em solo brasileiro

Etapa acontecerá nos arredores de um lugar considerado Patrimônio Mundial pela Unesco

Relacionadas

O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber uma final do UCI Eliminator World Cup, uma competição de mountain bike onde os principais atletas da categoria disputam baterias em pistas repletas de desafios. As provas acontecem em Congonhas, município de Minas Gerais, entre os dias 24 e 25 de novembro.

Depois de passar por outros seis países, a decisão do campeonato ficou para essa etapa em solo brasileiro. Chegam para a disputa do título o holandês Jeroen van Eck, atual líder, e o alemão Simon Gegenheimer, 2º lugar, além de outros nomes da elite nacional do Mountain Bike. 

Os organizadores da competição que reúne atletas internacionais escolheram um ambiente curioso para abrigar as etapas eliminatórias: uma pista que contorna a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um monumento que reúne obras de Aleijadinho e é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Essa é a sétima etapa do Mundial, que já passou por países como Itália, Holanda, Alemanha e Bélgica. O campeonato é formado por baterias em um circuito curto: são duas voltas ao redor da Basílica, o que dá aproximadamente 1 km de percurso que inclui curvas fechadas, ladeiras e diferentes pisos. 

Brasileiros

Três importantes nomes já estão confirmados: Mario Couto, atual campeão brasileiro de MTB XCO na sub-23, Giugiu, atual campeã brasileira e Pan-Americana de MTB XCO, e Rubinho Valeriano, tricampeão Brasileiro de MTB XCO.

Entenda

Para quem não sabe, a modalidade XCO é a abreviação para Cross-Country Olímpico, a mais tradicional delas em que o trajeto varia de 6 a 20 km. Outra opção é o Trip Trail, conhecido pela sigla XCM e também denominado de Maratona por incluir percursos mais longos, com variação de 20 a 40 km.

Quer participar?

Se você é atleta amador e tem interesse em correr a etapa junto de grandes nomes, inclusive do cenário brasileiro, basta se inscrever no site da prova

 

MAIS SOBRE:

RadicaisMountain Bike
Comentários