Por questões ecológicas, pilotos da Fórmula E 'adotam' patinete

Competidores da categoria de carros elétricos procuram incentivar o uso de meios de transporte sem poluição

Relacionadas

Quem está acostumado a acelerar, usa os mesmos pés para dar impulso no chão para o patinete se deslocar. Os pilotos da Fórmula E, categoria para carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), se valem dessas práticas durante o fim de semana de corrida. Em Punta del Este, no Uruguai, local da prova deste sábado, o veículo bastante utilizado por crianças se mostra em alta entre os competidores.

+ RANKING: Os dez jogadores que mais lucram com chuteiras

+ Time de futsal down do Corinthians entra em quadra

+ Neymar publica foto e faz mistério sobre novo visual

No cotidiano de se locomover dos boxes para o hotel e dali para a área de entrevistas, um meio de transporte como o patinete é a escolha para ir mais rápido. "Nas corridas eu sempre uso (o patinete). Vou para o hotel e volto, é bem mais fácil. Não precisa pegar carro. Patinete vai longe, então é mais tranquilo", disse o brasileiro Nelsinho Piquet, um dos que mais utiliza o meio de transporte.

A Fórmula E tem como princípios promover a utilização de energia limpa, como os carros elétricos. Na logística da categoria, as provas são montadas em circuitos urbanos para atrair mais público. Os organizadores costumam distribuir os pilotos, funcionários e convidados em hotéis próximos, inclusive para dispensar carros e favorecer o deslocamento das pessoas para compromissos.

Nesta sexta-feira, por exemplo, Nelsinho Piquet pegou o patinete para diversos trajetos. Após participar da zona mista, pegou carona no mesmo veículo conduzido pelo francês Jean-Eric Vergne. Mais cedo, o brasileiro Lucas di Grassi também chegou ao auditório de entrevistas coletivas impulsionado pelos próprios pés.

O patinete é utilizado também em outros eventos esportivos que têm a mesma proposta ecológica. Na competição da Volvo Ocean Race, por exemplo, os velejadores utilizam o veículo ou bicicletas para se locomover. Uma das pessoas a utilizar os meios de transporte é Martine Grael, medalha de ouro nos jogos do Rio, em 2016.

* O repórter viaja à convite da organização da Fórmula E

MAIS SOBRE:

automobilismoFórmula EPatinete
Comentários