Neymar é usado em golpe de 'WhatsApp' que já prejudica 10 mil pessoas

Imagem do craque atrai usuários para preencher dados em serviço de SMS pago, que pode causar prejuízos financeiros

Relacionadas

Para enganar usuários de smartphones, hackers desenvolveram um novo golpe que promete personalizar o plano de fundo do 'WhatsApp' com imagens de Neymar. De acordo com a PSafe, empresa desenvolvedora de antivírus, o golpe já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas.

A armadilha promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado. Em seguida, para poder aplicar o plano de fundo desejado, a vítima é induzida a baixar um aplicativo chamado “Camisa 10”, compartilhar o suposto serviço para oito grupos ou quinze amigos via WhatsApp e a preencher seus dados em serviço de SMS pago.

Segundo a PSafe, o usuário pode ser afetado por vírus ao baixar o aplicativo e, sem perceber, terá cadastrado o telefone em um serviço de SMS que roubará os créditos dele ou aumentará a conta no final do mês.

“O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

 

MAIS SOBRE:

futebolNeymarHackersWhatsapp
Comentários