Daronco defende VAR e diz que árbitros mudam opinião após usá-lo

Marcelo Carvalho, bandeira brasileiro nas últimas duas Copas do Mundo, explica demora na utilização da tecnologia

Relacionadas

Um dos árbitros mais conhecidos no país, Anderson Daronco participou do podcast 'Hoje Sim', do narrado Cléber Machado, para discutir a presença do VAR no futebol brasileiro. E o juiz gaúcho defendeu a implantação do sistema, muito criticado no país.

"Existe a resistência. Não à ferramenta, mas o árbitro, pela sua personalidade, ele naquele momento atestar que errou... É difícil assumir muitas vezes o erro, isso vem desde o processo de formação", afirmou Daronco.

Para o árbitro, a opinião muda depois que o juiz utiliza a tecnologia. "O árbitro só vai dar o primeiro passo depois que ele tiver a oportunidade de ir no vídeo e mudar uma decisão. Isso é um grande divisor de águas (...) E hoje a gente, a cada jogo, vai lidando com erros e acertos com o árbitro de vídeo. E quanto o antes o árbitro souber lidar com isso da melhor forma, com a cabeça mais aberta, mais rápido estará adaptado à ferramenta", declarou o gaúcho.

Outro participante do podcast, o bandeira Emerson Carvalho, que esteve nas últimas duas Copas do Mundo, explicou a demora nas decisões, principal razão das críticas ao sistema no Brasil.

"O que faz demorar é o medo do equívoco, os árbitros olham uma vez. O medo de prejudicar ele e a equipe de arbitragem, o clube, uma seleção, o preciosismo usando a ferramenta, tudo é novo para o árbitro, nunca sentou na frente dessa tecnologia, e vai ter que se adaptar, e aí em alguns lances ele olha e fala: e agora? Será que eu vou ajudar? Atrapalho, chamo o árbitro de campo?", questionou-se.

Até o momento, não há movimentações para que o VAR deixe de existir no futebol brasileiro. Assim, resta a árbitros, atletas e outras pessoas ligadas ao futebol se adaptar ao futebol com ele.

MAIS SOBRE:

futebolAnderson Daroncoarbitragem esportiva
Comentários