Estudo da FGV projeta resultados da Copa América e Copa do Mundo Feminina

Brasil é favorito para vencer o campeonato da América do Sul, mas prognóstico não é tão bom no torneio feminino

Relacionadas

A seleção brasileira masculina de futebol tem 52% de probabilidade de ganhar a Copa América, seguida de longe pelo Uruguai, com 12%. Já a seleção feminina está em oitavo no ranking das favoritas para vencer a Copa do Mundo, com 3%. Na liderança aparecem os Estados Unidos, com 28%. Essas e várias outras informações estão no site que a Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) lançou nesta quinta-feira.

A metodologia criada pela EMAp/FGV não leva em consideração somente o número de vitórias, empates e derrotas, ou o aproveitamento do time. "Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo", salienta o professor da EMAp e coordenador do estudo, Moacyr Silva.

A equipe da EMAp desenvolveu um método que contabiliza todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na Fifa, ao longo dos últimos quatro anos, com maior peso para os mais recentes. A partir dessa base de dados, foram atribuídas notas para o ataque e a defesa de cada time, como em um vídeo game, estimando quantos gols tendem a marcar e tomar, de acordo com o adversário.

Para chegar às estimativas sobre a Copa do Mundo de futebol feminino e a Copa América, cada confronto foi então simulado cem mil vezes. Você pode conferir os resultados dessas simulações e as probabilidades nos seguintes sites: este para a Copa do Mundo de Futebol Feminino e este para a Copa América.

MAIS SOBRE:

futebolfutebol femininoCopa América de FutebolCopa do Mundo 2019 França [futebol feminino]seleção brasileira masculina de futebolseleção brasileira feminina de futebol
Comentários