Time formado por universitários consegue vaga na Liga Europa

Já a equipe feminina de universidade do País de Gales disputará a Liga dos Campeões

Relacionadas

Imagine você e seus colegas de classe disputando um torneio profissional de nível continental, como a Copa Sul-Americana ou a Liga Europa. Se isso parece distante já que nem nas competições internas da faculdade vocês conseguem ir bem, saiba que um time de estudantes de mestrado e doutorado do País de Gales conseguiu.

Os alunos da Universidade Metropolitana de Cardiff alcançaram a vaga através dos playoffs da Liga Galesa, após terminarem em sétimo na primeira fase do torneio - que permite a inscrição de times com atletas não profissionais. Nos jogos decisivos, venceram o Caernafon por 3 a 2 e o Bala Town nos pênaltis após empate por 1 a 1.

Dessa forma, o time jogará o mata-mata preliminar e, caso avance, pode encontrar até mesmo o Manchester United. A primeira fase da competição deve começar no final de junho de 2019.

Pela classificação, o time recebeu 193 mil libras (aproximadamente R$ 1 milhão), mas esse dinheiro ficará com o setor de esportes da universidade - os jogadores continuarão tendo que pagar 150 libras (R$ 770) cada um para jogar no time por uma temporada.

"Eles veem um valor agregado em ter uma carreira de atleta onde podem ter uma educação e jogar um esporte em alto nível e isso corresponde às expectativas do que querem. Nós não poderemos pagar aos jogadores, mas o que oferecemos a eles é uma oportunidade de jogar futebol europeu e isso será nossa única forma de atraí-los", diz o técnico Christian Edwards, provavelmente o único do torneio cujo mantra será 'educação primeiro, futebol depois' - os jogadores tiveram que conciliar o final da temporada com o do ano acadêmico.

Ao mesmo tempo, o time de futebol feminino da universidade conseguiu algo ainda maior: disputará o mata-mata inicial da Liga dos Campeões. Nada mal para uma universidade que era mais conhecida pelo rúgbi.

MAIS SOBRE:

futebolLiga EuropaPaís de Gales [Europa]
Comentários